O Zen na Arte da Cerimônia do Chá

O Zen na Arte da Cerimônia do Chá Horst Hammitzsch

Compartilhe


O Zen na Arte da Cerimônia do Chá





O conceito de Caminho é encontrado no centro de toda criação cultural e espiritual no Japão, como um fio condutor das várias facetas da arte em suas múltiplas manifestações. O Caminho é, ainda, a tradição de uma arte. Sem ele, não haveria uma trajetória a ser seguida.

Entre os vários Caminhos que existem no Japão - o Caminho das Flores, o Caminho da Poesia, o Caminho da Pintura - o Caminho do Chá, por inspirar e conter elementos de todos os outros Caminhos, ocupa uma posição especial e atrai mais discípulos do que qualquer outra arte japonesa.

Depois de transpor os muros dos mosteiros e dos templos, depois de abandonar a corte imperial e de ultrapassar as barreiras de classes, o chá passou a representar não apenas o domínio artístico e artesanal na sua preparação e no modo de bebê-lo, mas uma determinada postura diante da vida.

Este livro é um convite para acompanhar a trajetória do chá a partir de sua condição de mera bebida medicinal e estimulante até se tornar o centro de um tipo de reunião social que transcende os limites das leis da cortesia e da hospitalidade.

Além de analisar os aspectos históricos e sociais do Caminho do Chá, o autor se detém numa das etapas mais importantes de sua trajetória: aquela em que os Caminhos do Chá e do Zen se cruzam nos mosteiros budistas, interligando-se de uma forma tão perfeita ao ponto de se poder afirmar que, quando um homem descobre em si uma tendência interior que o liga ao Caminho do Chá, e passa a encará-la com seriedade, ele já preencheu o objetivo intrínseco do Caminho Zen.

Edições (2)

ver mais
O Zen na Arte da Cerimônia do Chá
O Zen na Arte da Cerimônia do Chá

Similares

(7) ver mais
A Arte Cavaleiresca do Arqueiro Zen
Cultura da Contracultura
O Livro do Chá
O Livro do Chá

Resenhas para O Zen na Arte da Cerimônia do Chá (0)

ver mais
A beleza da vida
on 18/4/23


"Se vivêssemos para sempre e não nos desvanecêssemos como o orvalho sobre o campo de Adashi, e não nos dissipássemos como a fumaça sobre o monte Toribe, como poderíamos sentir aquela disposição à saudade que impregna as coisas? É a transitoriedade da vida que a torna tão bela."... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam3
Avaliações 3.9 / 22
5
ranking 27
27%
4
ranking 45
45%
3
ranking 23
23%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Carolina
cadastrou em:
07/05/2009 01:58:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR