Oficina de Prosa Poética Determinada

Oficina de Prosa Poética Determinada Verônica Ramalho


Compartilhe


Oficina de Prosa Poética Determinada





O tema apresentado se baseia na pesquisa e prática da autora-proponente-oficineira, que explora duas expressões literárias sobrepostas: a prosa poética e a escrita constrita. A primeira é um formato híbrido entre prosa e poesia e a segunda um modo de criação que se utiliza de determinadas regras estabelecidas, como regras de jogos. Considera-se que, por ser um gênero transversal, a prosa poética é potencialmente insurgente e sua forma propicia novas formas de narrar. Assim, se “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”, como defendeu Maiakóvski, é preciso testar textos.
No entanto, se indicamos a prosa poética como uma escolha de experimentação audaz, o termo “constrita” ou “constrangida” gera algum desconforto. Ainda que originalmente a restrição seja um disparador para um texto livre, o uso corrente dessas palavras indica outra perspectiva, por isso, esses termos foram substituídos por um sinônimo que evoca outros panoramas e assim foi criado o título “Oficina de Prosa Poética Determinada”.
Neste volume estão publicados alguns dos exercícios desenvolvidos no processo de troca estabelecido nesta primeira edição da oficina, cujos encontros ocorreram por meio virtual em janeiro e fevereiro de 2021, graças ao incentivo da Prefeitura Municipal De Santos, através do Concurso Cultural - Lei Aldir Blanc - “Prêmio Alcides Mesquita - Mesquitinha”

Contos / Ficção / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Oficina de Prosa Poética Determinada

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

vero
cadastrou em:
31/10/2021 21:17:51
vero
editou em:
31/10/2021 21:21:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR