Once Upon a Time um Inglês

Once Upon a Time um Inglês John D. Godinho


Compartilhe


Once Upon a Time um Inglês


A História, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta




No final do século XVI, quando Shakespeare (1564-1616) estava no auge, o inglês era um idioma falado por apenas seis ou sete milhões de pessoas. Hoje estima-se que seja praticado por cerca de um bilhão de falantes. Porém, muitos desses falantes, incluindo nativos, sofrem com os truques, os tiques e as incoerências do idioma.
Neste livro culto e bem humorado, John D. Godinho leva os leitores a uma viagem pela história, onde se pode compreender que o inglês, como qualquer outro idioma, também nasceu, cresceu e vem se modificando através de um percurso tortuoso. Surpreendido pelo texto leve e fluente do autor, e pela contribuição de escritores, poetas, historiadores e linguistas, o leitor vai identificar as dificuldades para se falar e entender o inglês corretamente.
Logo de inicio, Godinho aponta para criticas, bem e mal-humoradas, que taxam o inglês como um idioma vira-lata resultante da mistura de várias culturas e línguas, a começar com a invasão das Ilhas Britânicas pelos anglos, saxões, jutos, frisões e viquingues, mais tarde somadas às contribuições de gregos, romanos e normandos. Enfim, um carnaval linguístico que bem poderia dar origem a um enredo de escola de samba...
A despeito do seu nascimento tosco e sem promessa, o inglês conseguiu alcançar os mais altos níveis de língua culta e moderna, e manter um admirável padrão sem o policiamento de uma academia de letras ou de qualquer outro órgão oficial! Hoje, ele é presença indispensável em todas as atividades humanas, mundo afora.
O leitor ficará surpreendido ao saber que ocorre muito sangue latino nas veias do inglês, o que explica as frequentes semelhanças, muitas levando a falsas pistas, com as línguas românticas, como o português.
Uma boa parte das incoerências e esquisitices do idioma não têm explicação e serão sempre mistérios linguísticos que ocorrem em qualquer língua. Muitas têm origem no fato de que o inglês abriu mão de regras mais rígidas e optou pelo risco de confusão para ter a flexibilidade espantosa de hoje. Por isso, uma palavra pode ser, ao mesmo tempo, substantivo ou verbo sem diferenciação de gênero e com múltiplos significados, como por exemplo a palavra fine.
Por tudo isso, este livro é um instrumento precioso para professores, alunos e todos que queiram conhecer os fundamentos do idioma inglês através da sua rica história. Como disse a Folha de S. Paulo na sua resenha, "ONCE UPON A TIME UM INGLÊS... é um belo livro para conhecer a língua inglesa além do 'ei-bi-ci' e dos produtos pop."

Edições (2)

ver mais
Once Upon a Time um Inglês
Once Upon a Time um Inglês

Similares


Resenhas para Once Upon a Time um Inglês (0)

ver mais
Ótimo!
on 19/9/20


Livro de fácil leitura, repleto de informações super interessantes sobre a língua inglesa. O autor é bem humorado e sabe contar histórias complexas de modo bem envolvente e eficaz. Recomendo!... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.1 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 29
29%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR