Da Revolução Agrícola à Tecnológica, o ser social sempre
conviveu com mudanças profundas, que alteraram seu
modus operandi de fazer, de ser, de conviver e de apren‑
der. Nesse contexto, encontramos a instituição escolar
e todos os seus processos, que também convivem com
adaptações metodológicas, políticas e sociais.
Na obra Organização e gestão educacional, discutimos
a gestão escolar democrática, as políticas públicas e a
legislação educacional dentro da sociedade atual, apon‑
tando a importância dos atores sociais que transformam
as análises da realidade em mudanças de atuação e, por
consequência, a formação do povo brasileiro. Revisitamos
conceitos primordiais das áreas mencionadas, a fm de
proporcionar ao leitor um conhecimento teórico e prático,
para que possa compreender que o direcionamento dado
ao tema pode alterar signifcativamente o desenvolvimen‑
to social do país.
Esse cenário contemporâneo de mudanças trouxe para a
escola professores formados na metodologia da educa‑
ção a distância, incorporando novos signos e signifcados
em seu escopo cultural e possibilitando que gestores, do‑
centes e toda a equipe colegiada insiram novas práticas
sociais e de gestão em um aspecto sistêmico.
Pedagogia