Origens da Filosofia Burguesa da História

Origens da Filosofia Burguesa da História Max Horkheimer


Compartilhe


Origens da Filosofia Burguesa da História (Biblioteca de Textos Universitários #67)





Quando, em 1931, o Instituto de Investigação Social passou a ser dirigido por Max Horkheimer, iniciou-se na Alemanha o movimento que ficou conhecido como Escola de Francoforte, do qual ele foi um dos fundadores. Os seus trabalhos de investigação estendem-se aos domínios da filosofia, da sociologia e da psicologia, senda qutor de diversos e brilhantes ensaios. Ensinou em várias universidades europeias e também nos Estados Unidos onde estabeleceu em consequência do advento do nazismo no seu país natal.

As Origens da Filosofia Burguesa da História é um texto contemporâneo da sua nomeação como director daquele Instituto e apresenta-se como uma espécie de laboratório onde se revela a teoria crítica em plena formação. Defendendo que a reflexão sobre a História se insere ela própria na trama das relações históricas, Horkheimer reporta-se aqui a Maquiavel, Hobbes, aos grandes utopistas do Renascimento, a Vico e Hegel. A filiação ao materialismo histórico não impede que a sua abordagem do objecto histórico vá no sentido de encontrar aquilo que nele é único e essencial, sem cair na vontade redutora da sociologia do conhecimento. Para ele a filosofia não poderia reduzir-se à ideologia. A sua busca é antes um 'progresso na direcção da utopia', um percurso crítico no termo do qual se torna aparente que o caminho para a verdade faz parte da própria verdade.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Origens da Filosofia Burguesa da História

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Stampede
cadastrou em:
30/09/2015 13:12:12
Stampede
editou em:
30/09/2015 13:18:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR