Os de baixo

Os de baixo Mariano Azuela


Compartilhe


Os de baixo





Os de baixo é considerado o primeiro romance a tematizar a Revolução Mexicana, praticamente escrito no calor dos acontecimentos por um participante das lutas nessa guerra que abalou o México. Esse escritor é Mariano Azuela que, como médico, atendeu os feridos nas batalhas, ouviu histórias, e se motivou a buscar uma síntese do que viu, ouviu e participou. Trata-se de romance notável por seu ponto de vista crítico, que não cai no malogro de idealizar a Revolução e seus líderes como heróis modelares.

Azuela se detém nos tipos comuns, no povo em nome do qual se faz essa Revolução, nos guerrilheiros e seus comportamentos desregrados e de entendimento difuso quanto ao seu real papel de, idealmente estarem lutando contra a opressão, estarem também, paradoxalmente, se comportando como novos e sanguinolentos opressores. A Revolução mexicana foi como mais um dos gravíssimos terremotos que assolam aquele país com regularidade histórica. Azuela, tendo sido um dos que, inconformados com a política, foi às armas para lutar contra golpistas e para restituir o Estado de Direito, logo constatou que faria melhor em exilar-se e escrever sobre o que estava vendo do que manter-se sujeito às injunções dos golpes e contragolpes da guerra em curso. Assim, sua participação como médico militar nas campanhas acabou levando-o ao exílio no Texas e tornando-o escritor. Dessa experiência militar resultou a escrita de Os de baixo que, em sua composição narrativa através de fragmentos, expressa a própria guerra pelo poder no México: Azuela descreve a luta de guerrilhas sem propósito nem fruto imediato, saques sobre saques, opressão sobre oprimidos, expressando a vagueza pelos guerrilheiros quanto ao que seja o “povo” pelo qual se luta, povo que, quando aparece descrito em algum personagem, é também o ponto fulcral do Estado grotesco marcado pelo colonialismo, patrimonialismo, pobreza, ignorância... Sem heróis, portanto, para enaltecer, o romance, em pinceladas, se compõe para o leitor como os tiroteios, de rompante em rompante, descrevendo um México marcado pela violência.

Seguindo alto padrão de qualidade, esta primeira edição brasileira de Os de baixo é feita a partir da edição crítica realizada pela ALLCA–Associação Arquivos da Literatura Latino-Americana, do Caribe e da África do Século XX – Amigos de Miguel Angel Asturias (ONG da UNESCO), que envolveu numerosas instituições e críticos para enfocar em uma rica coleção os mais significativos livros dos países dessas regiões representadas. A edição é enriquecida pela introdução escrita pelo romancista mexicano Carlos Fuentes, os depoimentos de Azuela sobre como escreveu o romance e o posfácio do escritor, crítico e tradutor Wilson Alves-Bezerra, professor do Departamento de Letras e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, SP).

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Os de baixo

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Marcelo Nogueira
cadastrou em:
25/02/2021 15:38:51
Jenifer
editou em:
27/01/2022 19:30:42