Os Doze Condenados

Os Doze Condenados Gregório Belichón...


Compartilhe


Os Doze Condenados


Coleção Clássicos da Folha




Durante a Segunda Guerra Mundial, um comandante do exército americano tem a missão de treinar e liderar um grupo de 12 condenados pela corte marcial em uma missão que envolve a morte de oficiais alemães. Se eles sobreviverem à missão suicida, terão suas penas relaxadas. Doze soldados condenados à Corte Marcial aceitam uma missão suicida em troca do relaxamento de suas penas. Com Lee Marvin, Ernest Borgnine, Charles Bronson, John Cassavetes e Donald Sutherland, entre outros, "Os Doze Condenados" (The Dirty Dozen, 1967) é o que há de melhor do cinema de guerra. Ganhou o Oscar de melhores efeitos sonoros.



Eles são militares condenados, psicóticos, estúpidos, perdedores e campeões de bilheteria do cinema. Décadas após ter feito furor nas telas, "Os Doze Condenados" permanece como um marco irremovível na história dos filmes de ação. Lee Marvin interpreta um major durão e rude que se oferece como voluntário - à maneira do Exército - para comandar um esquadrão de desajustados em uma missão suicida contra os nazistas.



Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Trini Lopes, Telly Savallas, Donald Sutherland e Clint Walker estão entre os doze prisioneiros que conquistarão a liberdade se sobreviverem à missão. E Robert Aldrich, de "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" (What Ever Happened to Baby Jane?) dirige a película, dosando situações cômicas com seqüências explosivas. Além de levar o Oscar por efeitos sonoros, "Os Doze Condenados" foi indicado por três outras categorias, sendo melhor ator coadjuvante (John Cassavetes), melhor edição e melhor som.



Na Inglaterra do auge da Segunda Guerra Mundial, na primavera de 1944, as forças Aliadas estão se preparando para a invasão das praias da Normandia, que ficou conhecida como o Dia D. Entre eles está o major John Reisman (Lee Marvin), um oficial da OSS, espécie de CIA de antes da guerra, seu comandante, o general do Exército Worden (Ernest Borgnine), e seu antigo comandante, o coronel Everett Dasher Breed (Robert Ryan). No início do filme, as personalidades dos três homens são mostradas num embate, e as personalidades do individualista Reisman e do dominador Breed são estabelecidas.



O major Reisman (Lee Marvin), um militar especialista nas táticas de guerrilhas e possuidor de um vasto conhecimento em sabotar o inimigo, recebe a ordem de realizar uma missão suicida e muito suja, que se baseia em converter a escória do Exército numa verdadeira tropa de elite. Os escolhidos são 12 soldados americanos condenados por crimes capitais, que cumprem as penas com trabalhos forçados ou esperam pela execução.



A missão consiste em se infiltrar e atacar na véspera do Dia D um 'château' francês perto de Rennes, na Bretanha, utilizado como retiro por altos oficiais alemães da Wehrmacht. Sem ter a completa informação da inteligência, como por exemplo a identidade dos hóspedes, a missão foi concebida por achar-se que a eliminação dos oficiais no alto comando alemão ou no staff senior da Wehrmacht poderia comprometer ou confundir a habilidade de resposta do Exército nazista em tempos de crise.



Uma vez selecionados os homens, o major começa seu treinamento com uma força bruta, mas justa. Com isso, resolve problemas entre os condenados e acaba conquistando a confiança deles. Reisman luta tanto pelos seus homens que chega até a afrontar oficiais de ranking mais alto, apenas para demonstrar que os 12 soldados condenados seguem sendo bons soldados, apesar de seus erros.



Quando chega o momento crucial da operação, todos estão preparados para levar a cabo toda tarefa que resulte no sucesso da missão. Mas o final é sempre inesperado.



A história de "Os Doze Condenados" é contada com toques de fino humor, e conta com atuações soberbas e eficientes de Telly Savallas, o ator que ganhou fama com a série de TV Kojak no Brasil, Charles Bronson, conhecido pela série de filmes "Desejo de Matar", John Cassavetes e o grande Lee Marvin.



O ato final, que parece mais um rodapé de um bom romance, é uma sequência de ação que mostra em detalhes o ataque contra o chateâu francês do alto comando germânico.


Edições (1)

ver mais
Os Doze Condenados

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 29
29%
3
ranking 43
43%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Marcelo Amado
cadastrou em:
09/08/2009 21:53:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR