Os Lanceiros Negros

Os Lanceiros Negros Luís Eduardo Gomes


Compartilhe


Os Lanceiros Negros


Histórias de vida e de luta pela moradia




No dia 14 de junho de 2017 os portoalegrenses assistiram a cenas de violência que chocaram até os empedernidos. Crianças sendo despejadas em uma noite gelada por uma tropa de choque da Brigada Militar. A mando do governo do Estado.
A Ocupação Lanceiros Negros e, principalmente, a desocupação do prédio público - e sem uso - da rua General Câmara, mais conhecida como Ladeira, no Centro da Capital, escancarou um drama social. Sim, todo mundo sabe que há gente que não tem onde morar. Mas são mendigos, vagam pelas ruas. Organizados, reivindicando direitos? Não, aí é diferente. Para uns, é ideologia. Para outros, esperteza.
Se cada um pensa o que quer, o Estado não tem escolha. É problema dele e deve ser resolvido através de políticas públicas e não de despejos violentos. Os lanceiros retratam problemas crônicos, como o déficit habitacional, o abandono das populações periféricas e o descaso com o patrimônio público, agravados pela crise econômica que aumentou o desemprego e reduziu os investimentos sociais.
Que sirva de exemplo. Bom, quando mostra que a população organizada tem mais força para lutar por direitos. Mau, quando a insensibilidade das togas e a truculência das fardas substituem o que deveria ser a busca pelo bem comum.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Os Lanceiros Negros

Similares

(1) ver mais
Rua da margem

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%

Matheus.Mariani
cadastrou em:
30/05/2019 09:44:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR