Os novos

Os novos Luiz Vilela


Compartilhe


Os novos





Em nova edição, o primeiro romance de Luiz Vilela, Os novos, traça o retrato de uma juventude com aspirações literárias em meio ao turbulento período da ditadura militar de 1964.

Lançado originalmente em 1971 sob elogios entusiasmadas e críticas vorazes, e aqui em edição com novo projeto gráfico, Os novos é um romance de geração que trata dos sonhos, angústias e dificuldades de um grupo de jovens universitários em Belo Horizonte diante da escalada autoritária da ditadura militar no Brasil.

Em meios aos encontros, os amigos produzem a revista Literatura e alimentam o desejo de iniciar-se na carreira literária, deparando-se com a necessidade de ter outras atividades, como o jornalismo, para se manter enquanto sonham com o romance que irá tirá-los do anonimato.

Nei, o protagonista, tem inevitável inspiração autobiográfica, mas nem por isso Vilela deixa de fazer uma crítica ácida a uma geração que buscou na boemia e no discurso uma forma de fugir da realidade. Os novos constrói um retrato implacável da juventude nos anos 1960 em Belo Horizonte.

Os novos penetra até o fundo nas indagações, dúvidas e expectativas dos que sonham com as glórias da literatura.”
Leo Gilson Ribeiro, Veja

“Um soco em muita coisa (conceitos e preconceitos), o livro se impõe quase em fúria. (É por isso que o temem?).”
Heraldo Lisboa, Jornal de Letras

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Os novos
Os Novos

Similares

(1) ver mais
O Amanuense Belmiro

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.2 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 20
20%
3
ranking 40
40%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Roberto
cadastrou em:
13/03/2023 14:37:15
Jenifer
editou em:
23/03/2023 11:33:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR