Oscar Wilde

Oscar Wilde Richard Ellmann


Compartilhe


Oscar Wilde





Esta biografia do lendário escritor vitoriano levou cerca de 20 anos para ser elaborada e é a grande obra póstuma do crítico Richard Ellman, que, em abril de 1987, morreu debruçado sobre as provas tipográficas do livro.
Em "Oscar Wilde", o brilhante romancista, poeta, contista, teatrólogo e ensaísta surge lado a lado com o conversador genial, o lançador de modas inspirado e o imprudente escarnecedor de convenções sociais e sexuais. Baseando-se em muito material inédito e em fontes até então inexploradas, Ellman reserva um espaço generoso para as célebres anedotas e epigramas do biografado. Os pais e as origens irlandesas, as atrizes que cortejou, a esposa desafortunada, os amantes, os amigos e inimigos, as roupas, os penteados e a decoração de seus aposentos - tudo isso nos é apresentado com riqueza de detalhes. A saga de sua tournée pelos estados unidos em 1882 - posando de esteta em Nova York, bebendo com os espantados mineiros de Leadville, encantando Walt Whitman ou inadvertidamente ofendendo Henry James - é narrada de forma divertida, assim como, mais tarde, suas incursões contra o establishment literário francês.
O apanhado crítico que Ellmann faz da obra de Wilde mostra-o como o infatigável proponente de uma nova estética radical, perigosamente em atrito com uma sociedade que ainda não estava preparada para recebê-lo e que, após o período de sucesso e ousadia do artista, tem finalmente uma oportunidade de vingança: à fatal relação amorosa com lorde Alfred Douglas segue-se um ruidoso processo e a conseqüente exposição pública de Wilde, sua prisão, os miseráveis anos no exílio e, finalmente, sua morte num obscuro hotel parisiense. Fascinante e comovente em sua dimensão trágica, a vida de Oscar Wilde encontrou em Richard Ellmann seu mais perfeito e definitivo narrador.

Biografia, Autobiografia, Memórias / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Oscar Wilde

Similares

(14) ver mais
Oscar Wilde
O Álbum de Oscar Wilde
Oscar Wilde
Amizades E Loucuras De Oscar Wilde

Resenhas para Oscar Wilde (2)

ver mais
Uma tragédia em cinco atos
on 2/3/12


Frank Harris disse: "A maior peça de Oscar Wilde foi a sua própria vida. Uma tragédia grega em cinco atos; e ele era o mais ardentes dos espectadores". Richard Ellmann, autor desta monumental biografia, fez um trabalho minucioso sobre a vida do genial Oscar Wilde. A investigação começa desde as suas origens: a família irlandesa, seus pais - o oftalmologista William Wilde; a mãe, a fascinante Lady 'Speranza'; o irmão Henry e a querida irmã prematuramente falecida, Isola, todos sã... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 28
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
12/08/2009 13:49:27
Raphael R. Almeida
editou em:
06/12/2016 22:51:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR