Iniciando a conversa
Nesta terceira unidade, nosso propósito é discutir sobre a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Focaremos nossas reflexões em temas como: o porquê de o alfabeto ser um sistema notacional e não um código, o percurso evolutivo das crianças para compreender o Sistema de Escrita Alfabética (SEA), o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA e as alternativas didáticas para o ensino do sistema alfabético.
Num primeiro momento, faremos uma breve revisão sobre o Sistema de Escrita Alfa- bética e suas convenções e discutiremos a apropriação desse sistema pelos aprendizes, à luz da teoria da Psicogênese da Escrita. Em seguida, discutiremos as relações entre a apropriação do SEA e o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, assim como o aprendizado das relações som-grafia.
Nesta unidade, portanto, objetivamos: entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, compreendendo
que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de compreensão de um
sistema de notação e não a aquisição de um código;
analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando
e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC;
analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética com uso de diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a elas associados.
Didáticos / Técnico / Educação / Pedagogia