Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa - Caderno 08

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Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa - Caderno 08 #08


Saberes Matemáticos e outros campos de saber




Ideias e situações de natureza matemática estão presentes nas coisas do dia a
dia, nas atividades profissionais, nas práticas de distintas culturas, em situações de
contagem, medição e cálculo, que são facilmente reconhecidas como Matemáticas,
mas também em outras que envolvem processos de classificação, localização,
representação, explicação, organização, planejamento e em atividades lúdicas,
como jogos e brincadeiras infantis.
Em nossa sociedade, é fácil reconhecer a presença e o valor da matemática e
o seu ensino que, além de obrigatório, é universal. A matemática faz parte dos
currículos escolares em todos os países, não importando sua cultura ou nível de
desenvolvimentos social e econômico.
Se não pairam dúvidas sobre a importância de ensinar matemática nas escolas,
há muita discussão sobre o que ensinar e como ensiná-la.
Nos cadernos anteriores, foram discutidos objetivos dos Eixos que estruturam o
currículo de matemática para crianças de seis a oito anos, bem como uma variedade
de recursos metodológicos. Neste caderno, retoma-se parte do que já foi apresentado,
agora encaminhando modos de aproveitar contextos e situações-problema.
Estabelecidos os motivos que justificam o direito das crianças de aprender
matemática, neste caderno, busca-se ampliar as abordagens que contribuem para que
os alunos aprendam relações, fatos, conceitos e procedimentos matemáticos que sejam
úteis tanto para resolver problemas reais como para desenvolver o raciocínio lógico.
Desse modo, o objetivo deste caderno é oferecer elementos aos professores
para que elaborem uma revisão do que foi abordado nos cadernos anteriores e, além
disso, somem esforços para trabalhar com seus alunos no sentido de que possam:
utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático em
resposta às necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção;
• reconhecer regularidades em diversas situações, compará-las e estabelecer
relações entre elas e as regularidades já conhecidas;
• perceber a importância da utilização de uma linguagem simbólica na representação
e modelagem de situações matemáticas como forma de comunicação;
• desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situaçõesproblema, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de
solução;
• fazer uso do cálculo mental, exato, aproximado e de estimativas;
• utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação potencializando sua
aplicação em diferentes situações.

Educação / Pedagogia

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