Pandemia e Educação Matemática

Pandemia e Educação Matemática José Carlos Pinto Leivas...


Compartilhe


Pandemia e Educação Matemática


relatos e reflexões sobre práticas nas aulas de Matemática durante o Ensino Remoto




LICENCIADA POR UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS
Acesse: https://2091a25b-833a-473f-af3e-817630b95c49.filesusr.com/ugd/4a0b98_a21a3bd51ffe4effba88e60de8b2c136.pdf
É com o espírito do inacabamento da epígrafe inicial, em
consonância com o lema “Educação Matemática em Diálogo” da atual
diretoria (2018 – 2021) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
– regional Rio Grande do Sul (SBEM – RS), que surge a proposta
deste livro digital. A partir da pandemia do Coronavírus, em 2020,
os(as) professores(as) no Brasil foram surpreendidos por uma série de
demandas que surgiram no contexto de uma modalidade de ensino que
se instaurava e que era denominado “Ensino Remoto”. Essa modalidade
de ensino, mesmo com o pouco conhecimento dos(as) docentes passou
a fazer parte das múltiplas realidades escolares brasileiras.
Nesse sentido, os(as) professores(as) recorreram aos aparatos
tecnológicos, e não tecnológicos, para que, de alguma forma, o ensino de
Matemática pudesse acontecer. Para evitar que o ensino ficasse “travado”,
foram elaboradas alternativas, as quais não se julga aqui estarem certas
ou não, para que os contatos entre os membros da comunidade escolar
ocorressem. De um modo quase que instantâneo, a partir de março de
2020, os aplicativos WhatsApp®, Facebook®, Instagram®, Youtube®, entre
outros, passaram a fazer parte dos planejamentos pedagógicos dos(as)
docentes, constituindo-se uma forma alternativa para que se pudesse
“chegar” aos estudantes.
A pandemia revelou que, além das potencialidades advindas do uso
das tecnologias, a comunidade escolar tinha necessidades que emergiram
para além das aulas. Uma parte significativa da comunidade escolar
mostrou-se necessitada dos requisitos necessários para sobrevivência:
alimentos, água, remédios, ajuda psicológica, entre outros. Ao mesmo
tempo em que o Brasil atravessava (e até hoje, maio de 2021 atravessa) o
triste caminho das perdas devido à pandemia, a escola - aqui entendida
como um elemento orgânico e composta por um coletivo de sujeitos -
precisou agir para “além do ensino”, mostrando-se também resistente,
resiliente e consciente de seu papel na sociedade.
Com os passar dos meses em 2020, os(as) professores(as) foram
se reinventando na docência. Esse caminho, que buscou construir e
trilhar novas formas de trabalho, culminou, então, a partir de uma
iniciativa da SBEM – RS, em um conjunto de “lives” por meio das quais
os(as) professores(as) procuraram explanar as experiências e vivências
de docentes imersos no contexto de Ensino Remoto. As lives foram
produzidas no ano de 2020 e estão publicadas no canal do Youtube® 1 da
SBEM – RS, sendo possível acessar integralmente seu conteúdo.
No final do ano de 2020, foi projetada, pelo conjunto de
professores(as) que fazem parte da atual diretoria da SBEM – RS, a
construção de um e-book, o qual pudesse se constituir, agora na forma
de texto, um novo produto educacional que estivesse à disposição da
sociedade. Com isso, a partir do grupo de professores que consta na
organização do presente texto, as lives foram transformadas em textos,
os quais agora apresentam elementos que se constituem em referenciais
e inspiração para novas práticas de ensino na modalidade remota. Nesse
sentido, os quatro primeiros capítulos desse e-book são textos produzidos
a partir das lives ocorridas no ano de 2020.
Juntam-se também ao presente e-book textos que não estão
relacionados com as lives organizadas pela SBEM – RS. Esses textos
são frutos de experiências e vivências docentes na modalidade remota
que promoveram também um exercício de reflexão. Os autores desses
capítulos mostram o quanto é válido refletir não só sobre o ensino de
Matemática nos anos iniciais mas também sobre o ensino de estatística,
ambos ocorridos na modalidade remota em 2020.

Capitulos:
GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

UM RELATO REFLEXIVO SOBRE ENGAJAMENTO ESTUDANTIL E OS
DESAFIOS DA PRÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO EM 2020

2020 – UM ANO ÍMPAR

CONSTRUINDO UM TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINAR E APRENDER
MATEMÁTICA EM CENÁRIOS DE DISTANCIAMENTO FÍSICO

SOMAR PARA APRENDER A DAR AULAS DE MATEMÁTICA E SUBTRAIR AS
REPETIÇÕES PARA SER UM MELHOR PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE O
ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

UMA CAMINHADA DE (RE)DESCOBERTAS DO ENSINO EM ESTATÍSTICA,
NÃO PRESENCIAL, A PARTIR DO EMOCIONAR E DA CONVIVÊNCIA A
DISTÂNCIA

Didáticos / Técnico / Educação / Matemática

Edições (1)

ver mais
Pandemia e Educação Matemática

Similares

(1) ver mais
Poéticas de um tempo pandêmico: Trajetórias, possibilidades e experiências no ensino de arte

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Luciano @cubomatematica
cadastrou em:
28/06/2021 22:15:42
Luciano @cubomatematica
editou em:
28/06/2021 22:16:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR