Para compreender os Manuscritos do Mar Morto

Para compreender os Manuscritos do Mar Morto Uma coletânea de ensaios da Biblical Archaeology Review


Compartilhe


Para compreender os Manuscritos do Mar Morto





Os Manuscritos do Mar Morto constituem a mais importante e mais empolgante descoberta de manuscritos ocorrida no século XX. Contudo, para a maioria das pessoas seu significado permanece inacessível, envolto em mistério e ocultado pelo silêncio dos estudiosos. Esta obra, composta de artigos escritos pelos maiores especialistas internacionais nos Manuscritos do Mar Morto, é a fonte essencial para o entendimento dos mesmos e das controvérsias que eles suscitam. Os artigos, extraídos da Biblical Archaeology Review e da Bible Review, foram organizados por Hershel Shanks, que está à frente do movimento internacional que recentemente conseguiu liberar os pergaminhos do grupo de estudiosos que .vinha mantendo os textos secretos por mais de trinta e cinco anos.

Este livro segue a trilha muitas vezes bizantina dos pergaminhos, desde sua descoberta acidental por pastores beduínos, em 1947, até serem considerados, nas palavras do estudioso da Bíblia, Harry Thomas Frank, "a mais sensacional descoberta arqueológica deste século". Transações com antiguidades em clima de intrigas t aventuras, teorias de conspirações e polémicas sensacionais sobre o acesso aos segredos dos pergaminhos, tudo isso serviu para compor o enredo.

Esta coletânea se volta para a questão primordial levantada pelos pergaminhos: O que nos dizem os documentos do Mar Morto sobre o cristianismo primitivo e sobre o desenvolvimento do judaísmo rabínico? Jesus era essênio? João Batista viveu com a comunidade de Qumran que escreveu os pergaminhos?

O Pergaminho do Templo é o sexto livro perdido da Torãí O Pergaminho de Cobre é um mapa do tesouro secreto do Templo? O que os quase duzentos pergaminhos bíblicos têm a nos revelar sobre o desenvolvimento da Bíblia Hebraica?

Para Compreender os Manuscritos do Mar Morto também inclui a entrevista com John Strugnell, chefe do trabalho de edição do material, que resultou em sua demissão, entre acusações de incompetência e anti-semitismo, assim como um artigo do próprio Shanks desautorizando a teoria segundo a qual o Vati-' cano estaria controlando a não divulgação dos pergaminhos.

Destes debates sobre os Manuscritos do Mar Morto emerge um consenso: eles constituem um incomparável tesouro arqueológico e histórico; vieram para lançar luz sobre questões críticas do desenvolvimento da tradição judaico-cristã, e não para destruí-la com suas revelações.

Edições (1)

ver mais
Para compreender os Manuscritos do Mar Morto

Similares

(1) ver mais
Os evangelhos gnósticos

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 44
44%
4
ranking 44
44%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Renato S. Grun
cadastrou em:
13/12/2009 03:29:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR