Partidas Dobradas

Partidas Dobradas Mário Donato


Compartilhe


Partidas Dobradas





PARTIDAS DOBRADAS é um antigo processo de escrituração mercantil em que, ao débito de certa conta, corresponde, sistematicamente, o crédito de outra - explicam os tratadistas de contabilidade. Foi isso o que aprendeu o guarda-livros Hermano da Silva nos começos deste século, e de tal forma o seu espírito se impregnou dessa técnica de lançamentos, que toda a sua vida, daí por diante, desenrolou-se em função do Deve e Haver, até quando a velhice o levou, com sua mulher, d. Rute, para um asilo, e ele sentiu que o seu Conta Corrente estava para ser encerrado pelo Supremo Guarda-Livros.

Mas não é PARTIDAS DOBRADAS um romance sobre velhos: é, na verdade, um romance sobre um dado instante em que alguns velhos coexistem com os jovens que estão envelhecendo. Não se trata propriamente de um conflito de gerações, como alguns apressados definem esse desencontro etário. Ninguém é culpado, não há bons nem maus, apenas seres que transitam pela
vida com os seus "relógios biológicos" marcando horas diferentes. E como isso ocorre em nossos dias, o romancista levanta, através de tipos e situações, não só o problema da velhice marginalizada, mas também o do índio, outro marginal, o dos padres prafrentex, que "querem trocar as suas saias pelas alheias", e ainda os insuperáveis choques dos conglomerados humanos em explosão demográfica, as nações, para os quais o Esperanto não é uma via de entendimento.

A propósito, um dos pontos curiosos deste novo romance de Mário Donato é a linguagem de que se utiliza: uma para os velhos, com aquele sabor rural tão usado em São Paulo pelos que chegaram à maturidade na década de 30, em que sujeitos se metiam em "camisas de onze varas" e se aconselhava aos mais atrevidos a tirarem "o cavalo da chuva"; e outra para os jovens que, nos anos 60, eram "barra limpa", "grampeavam uma nota" ou "curtiam uma gatinha"... A própria diferença de linguagem evidencia a falta de diálogo entre as idades - mas não choque - além de conferir ao romance um dinamismo e uma surpresa capazes de tornar sua leitura atraente tanto para os velhos que já foram moços como para os jovens que, se não morrerem, forçosamente serão os velhos de amanhã.

Romance

Edições (1)

ver mais
Partidas Dobradas

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Ana
cadastrou em:
11/10/2010 22:50:13
Graziele
editou em:
02/03/2021 12:00:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR