Aqueles que procuram tratamento metodológico para a pesquisa de marketing mais aprofundado e com amplas opções de técnicas, tanto quantitativas quanto qualitativas, encontrarão neste livro essas duas necessidades enfocadas de maneira objetiva e prática.
Os autores têm a rara qualidade de orientar o leitor para as alternativas de utilização de determinado método ou técnica, partindo da necessidade de se obterem respostas às questões cruciais para a tomada de decisões. Para isso, apresentam sempre suas vantagens e limitações na obtenção de informações. Ao mesmo tempo em que lidam com fatos e casos concretos, apresentam uma fundamentação teórica detalhada, na qual analisam a eficiência dos métodos e técnicas, comparando-os entre si.
Por esse motivo, o livro oferece grande contribuição à aprendizagem, não apenas aos pesquisadores de marketing, como também aos professores e alunos envolvidos em trabalhos de pesquisa de campo na área da Administração. Para estes, encontram-se muito bem apresentadas a visão integrada de um projeto de pesquisa e a aplicação de estatísticas multivariadas, como as análises discriminante e canônica, a análise fatorial e de conglomerados, a análise conjunta e o posicionamento multidimensional, que não são encontrados usualmente na literatura voltada para as estatísticas aplicadas à Administração, e constituem importantes ferramentas para trabalhos acadêmicos de alto padrão.
Nota sobre os autores:
David. A.Aaker é professor da University of California, Berkeley; V.Kumar é diretor de Estudos de Pesquisa de Marketing da University of Houston; George S. Day é diretor do Huntsman center for Global Competition and Innovation da Wharton School - University of Pennsylvania
Aplicação:
Livro-texto para as disciplinas Pesquisa de mercado, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião e pesquisa social dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Marketing, Propaganda e Publicidade, Relações Públicas, Comunicação Social e Sociologia. Texto de consulta para profissionais das áreas de marketing, pesquisa de opinião, propaganda e publicidade, relações públicas e sociologia.