Planejamento estratégico orientado para o mercado

Planejamento estratégico orientado para o mercado Francisco Gracioso


Compartilhe


Planejamento estratégico orientado para o mercado


como planejar o crescimento da empresa conciliando recursos e "cultura" com as oportunidades do ambi...




Este livro destina-se aos que se interessam pelo estudo e a prática de um estilo de administração voltado para o presente, mas com preocupações com o passado, que deve ser compreendido, e com o futuro, que dever ser construído. Diferentemente dos textos já amplamente difundidos no mercado, o autor parte da concepção de que o que constitui o planejamento estratégico por excelência é o plano orientado para o ambiente externo, destacando que o mais importante não é o tempo que se leva na implantação e sim o momento escolhido para iniciá-la. Par o Autor o planejamento estratégico para o mercado deve fundamentar-se em duas premissas básicas: ter por objetivo primordial a definição de estratégias competitivas; e que o plano busque a excelência, em termos de eficiência relativa, como o maior desafio com que se defronta o administrador. Daí sua conclusão de que o planejamento estratégico orientado para o mercado não faz muito sentido em situações oligopolísticas e muito menos no caso de monopólios e cartéis.

Dividido em treze capítulos, trata inicialmente da natureza e do escopo do planejamento estratégico, das características de planejamento estratégico orientado para o mercado. Em seguida, expõe as estratégias de competição, bem como a Matriz BCG, curva de experiência e PIMS. Também faz parte deste texto o estudo dos métodos de análise empresarial de negócios, da técnica "Industry Analysis", da trajetória seguida pelas 25 maiores empresas privadas brasileiras, bem como o estudo da estratégia de rejuvenescimento da empresa, de sobrevivência em ambientes hostis aos negócios, da tecnologia como fator-chave do sucesso no futuro. Finalmente, o Autor apresenta o gerenciamento estratégico e como fazer funcionar o plano.

Administração / Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Planejamento estratégico orientado para o mercado

Similares

(2) ver mais
Marketing estratégico
Culturability

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

João gregorio
cadastrou em:
05/03/2018 20:58:03
Adalberto Gonçalves
editou em:
05/03/2018 21:11:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR