Poemas de Portinari

Poemas de Portinari Candido Portinari


Compartilhe


Poemas de Portinari





Candido Portinari, para muitos o maior entre os pintores brasileiros, engraçou com a poesia em seus últimos anos de vida. Relutou em se dizer poeta, pois não queria que a fama conquistada com a pintura servisse de atalho para a divulgação da arte recém-descoberta. Acabou aceitando publicar seus poemas selecionados por Antonio Callado, mas ao amigo decretou: “Sem ilustrações”.

Depois de 55 anos, a Funarte publica, em parceria com o Projeto Portinari, esta nova edição da obra. Desta vez, pedimos licença à memória de Candinho para ilustrar os poemas. Além de cotejar a primeira versão com os manuscritos originais, as organizadoras deste volume encontraram pinturas e desenhos perfeitamente apropriados para acompanhá-los.

É esse excepcional trabalho que a Funarte e o Projeto Portinari têm o orgulho de tornar público aos apreciadores de todas as artes.

Miguel Proença
Presidente da Funarte

Enquanto houvesse luz natural, ele pintava o dia todo, todos os dias. Dizia à minha mãe: “Não me chama para comer antes da comida estar na mesa”; ele não podia largar o cavalete...

E à noite, crescendo no poente de sua vida, a solidão abriu para ele as portas da poesia, sua confidente derradeira.

Poesia que o Projeto Portinari tem hoje a alegria de reeditar — em parceria com a Funarte —, inaugurando as ações e os eventos que marcam a passagem de seus 40 anos de trabalho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Que Portinari, o poeta, toque o seu coração. Sinta agora, no reino das letras, o que ele tanto nos contou com seus pincéis.

João Candido Portinari
Presidente do Projeto Portinari

Ensaios / Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (3)

ver mais
Poemas de Portinari
Poemas
Poemas

Similares

(1) ver mais
Portinari

Resenhas para Poemas de Portinari (3)

ver mais
Portinari Poeta
on 30/8/13


Fiquei completamente abismada quando fui marcar o livro no skoob e apenas 4 pessoas o tinham marcado como lido. impressionante como pouquíssimas pessoas tem conhecimento de Cândido Portinari como escritor. E o livro é extremamente fascinante,pois ele escreve de uma maneira tão clara, que meche com o imaginário e nos transporta para aquele mundo. Seria maravilhoso que mais pessoas pudessem ter conhecimento da obra deste autor que nos mostra que além de um artista plástico maravilhoso é ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 0
0%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Erick
cadastrou em:
20/07/2020 12:58:54
Erick
editou em:
10/03/2021 11:42:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR