Poemas Selecionados

Poemas Selecionados Florbela Espanca


Compartilhe


Poemas Selecionados





Florbela Espanca é uma poetisa que já tem poema no seu próprio nome… Embora ofuscada muitas vezes pela figura de poetas como Fernando Pessoa, foi um dos grandes nomes da poesia portuguesa. Com 18 anos, Florbela inicia o ensino secundário, sendo uma das primeiras mulheres a estudar, o que era já era um escândalo para a sociedade da época. Após se casar, Florbela decide voltar a estudar e ingressa na Faculdade de Direito de Lisboa – ela era uma das 14 mulheres entre 347 estudantes homens.
Seu primeiro poema foi escrito aos sete anos, e ela o intitulou de A vida e a morte. Florbela sempre teve uma necessidade de colocar para fora seus sentimentos, o que torna sua obra tão pessoal e biográfica. Com toda essa história de vida, Florbela nunca precisou levantar bandeiras, porque ela em si já era a personificação da emancipação feminina em sua época. É impossível passar incólume à sua obra, que cozinha amor, erotismo e devoção – devoção esta muitas vezes submetidas ao amor por um homem, sim, mas sempre consciente em ser uma escolha, não uma imposição.
Com o intuito de disseminar a história e obra de Florbela, criamos na Primavera Editorial o projeto Bela Flor, como uma homenagem à poetisa. Encontrará nas próximas páginas poemas que te façam refletir sobre amor, devoção e erotismo, de uma forma muitas vezes deslocada de seu tempo. A ideia da coleção é divulgar o poder dos escritos de Florbela, sim, mas também mostrar como existiram em todas as épocas mulheres que revolucionaram os padrões impostos pela sociedade, tornando-se o que sempre deveriam ser: elas mesmas.

Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Poemas Selecionados
Poemas selecionados

Similares

(1) ver mais
Poemas Ilustrados

Resenhas para Poemas Selecionados (7)

ver mais
Sobre um sonho desfeito erguer a torre doutro sonho mais alto...
on 17/12/20


Ao longo dos últimos dez anos da minha vida tenho lido sempre e bastante, porém, a poesia ainda é uma estranha a quem não consigo sentir tanta afinidade. Tenho buscado mudar isso nos últimos anos e encontrei na poesia de Bukowski e Yuka uma porta de entrada mais amigável para começar a entender este gênero que deve ser lido com o ritmo correto. Este ano li muito mais poesia do que imaginava e foi assim que encontrei Florbela Espanca, uma autora que viveu apenas 36 anos (1894-1930) ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 49
5
ranking 29
29%
4
ranking 35
35%
3
ranking 29
29%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

20%

80%

deborafv
cadastrou em:
13/10/2020 16:24:15
deborafv
editou em:
13/10/2020 16:26:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR