Poesia Minimalista:

Poesia Minimalista: Toma Aí Um Poema...


Compartilhe


Poesia Minimalista: (CEMana de 22 — Ação comemorativa ao centenário da Semana de Arte Moderna #1)


ou quase




Este livro surgiu do material coletado de um concurso literário, desenvolvido por nós do Toma Aí Um Poema, através da proposta minimalista. Solicitamos que os autores enviassem poemas minimalistas, referindo-se às questões da estética do movimento e não à poética do minimalismo. Portanto, a seleção deveria partir do ponto de que a poesia minimalista se apoiaria na economia de palavras e classes gramaticais, por meio de uma organização sintática enxuta, composta pelo mínimo possível de sintagmas; mas que, ao recorrer ao mínimo, revelasse com elegância e impacto la crème de la crème de la poésie contemporaine. Contudo, não foi isso exatamente o que aconteceu. O concurso recebeu mais de 750 inscrições, sendo a maioria poemas curtos, frases filosóficas com rimas e instapoemas.

Diante do material coletado, nós reparamos a necessidade de diferenciar a poesia minimalista destes outros estilos poéticos. A Poesia Minimalista, enquanto movimento artístico, é aquela que faz uso dos elementos fundamentais da linguagem como base de expressão e de criação, sem colocar em detrimento a qualidade literária: um poema curto, não é necessariamente minimalista; uma frase filosófica não é fundamentalmente um poema e a instapoesia é uma vertente literária sólida, constituída de métricas próprias.

Em nossa seleção, procuramos entre todas as inscrições aqueles poemas que mais se aproximassem da Poesia Minimalista. Acreditamos que grande parte do material reunido atende ao estilo, mas que ainda existe um grande caminho a ser percorrido — visto que no Brasil, primeiro, o Minimalismo foi explorado enquanto poética; depois sofreu influências da geração mimeógrafo e, por fim, migrou para as tendências de versificação criadas pelo digital, deixando uma lacuna fundamental no Minimalismo enquanto linguagem.

Agradecemos, especialmente a Luci Collin — poeta homenageada desta edição — que nos ajudou tanto na seleção, quanto a não fechar a questão. Por isso, leitor do presente e, sobretudo, leitor do futuro, repassamos-te a pergunta: O que é a Poesia Minimalista?

Toma Aí Um Poema,
Jéssica Iancoski — Editora-chefe

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Poesia Minimalista:

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Ester479
cadastrou em:
12/06/2023 15:19:32
Ester479
editou em:
12/06/2023 15:19:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR