Políticas & Direitos

Políticas & Direitos Org. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky...


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Políticas & Direitos (Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na escola)


Políticas públicas de formação docente em direitos humanos e gênero e diversidade na escola no Brasi...




Neste volume, Políticas & Direitos, tratamos sobre políticas públicas de formação docente em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola no Brasil, de 2006 a 2016. Tomando como ponto de partida a experiência do GDE UFABC, e de outros cursos e ações em torno dos Direitos Humanos na cidade de São Paulo, reunimos uma série de relatos e reflexões sobre os impactos destes cursos em todo o Brasil. As formações docentes em níveis de extensão, aperfeiçoamento e especialização foram realizadas por diversas universidades e aqui, particularmente, destacamos os GDEs liderados pelas Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – SP), esta última responśavel por polos também em outros estados além de São Paulo, tais como Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Daí a importância do artigo da equipe gestora da Coordenação Geral de Direitos Humanos, do Ministério da Educação (SECADI/MEC), para explicar a abrangência da política nacional de formação docente, sobretudo no período de 2011 a 2014, quando foi destinada boa parte dos recursos aportados para tratar dessas temáticas e direitos, tanto por meio de cursos quanto através do incentivo à elaboração e distribuição de materiais didáticos e pedagógicos, como é o caso da série de livros do GDE UFABC. Na última parte, temos o relato sobre a experiência da Campanha Pública “Quem Ama Abraça”, de combate à violência de gênero, realizada na cidade de Santo André, sede da UFABC, que contou em sua IV Edição com um curso livre do GDE. Este projeto, assim como todas as outras políticas de formação em Direitos Humanos e Gênero e Diversidade na Escola, carrega como principal tarefa transformar as escolas do Brasil em espaços privilegiados de construção e garantia de direitos para desconstruir desigualdades históricas fundadas na cultura do machismo, do racismo e da LGBTfobia, combatendo violências contra as mulheres e as populações negra, indígena e LGBT, em defesa dos direitos humanos e da promoção de uma cultura de paz.

Direito / Política / Psicologia

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Fernanda
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14/08/2017 11:01:56

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