Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo


Compartilhe


Ponciá Vicêncio





Exemplo de romance afro-brasileiro, falando da identidade negra, Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, vai de encontro à tese segundo a qual a escrita dos descendentes de escravos estaria restrita ao conto e à poesia.



Além de estabelecer um saudável contraponto com o abolicionismo branco do século XIX e com o negrismo modernista de um Jorge Amado, um José Lins do Rego ou Josué Montello, Ponciá Vicêncio remete ao Isaías Caminha, de Lima Barreto; em menor escala, ao Brás Cubas, de Machado de Assis; e, com certeza, ao memorialismo de Carolina Maria de Jesus e ao Ai de vós, de Francisca Souza da Silva, entre outros.



Em todo o romance percebe-se a prosa recheada de linguagem poética. A obra nos narra pequenos acontecimentos do cotidiano, mas o seu olhar transcende o automatismo viciado com que se observam as coisas do dia-a-dia para olhar com essência a poesia da vida.



O texto de Ponciá Vicêncio destaca-se também pelo território feminino de onde emana um olhar outro e uma discursividade específica. É desse lugar marcado pela etnicidade que provém a voz e as vozes-ecos das correntes arrastadas.



Vê-se que no romance fala um sujeito étnico, com as marcas da exclusão inscritas na pele, a percorrer nosso passado em contraponto com a história dos vencedores e seus mitos de cordialidade e democracia racial. Mas, também, fala um sujeito gendrado (travestismo feminino - subalternidade),

tocado pela condição de ser mulher e negra num país que faz dela vítima de olhares e ofensas nascidas do preconceito.



Esse ser construído pelas relações de gênero se inscreve de forma indelével no romance de Conceição Evaristo, que, sem descartar a necessidade histórica do testemunho, supera-o para torná-lo perene na ficção.





Romance

Edições (2)

ver mais
Ponciá Vicêncio
Ponciá Vicêncio

Similares

(3) ver mais
Olhos d
Úrsula
Gabyanna

Resenhas para Ponciá Vicêncio (14)

ver mais
on 15/12/09


Livro lindo. De extrema delicadeza, desde as digressões de Ponciá até ao seu presente sofrível. Não é um livro óbvio, apesar de ter poucas páginas. Não possui mocinhos nem anti-heróis: cada personagem tem sua parcela de culpa pelos seus atos e pelo o que se tornaram. A relação de Ponciá com seu marido vai definhando aos poucos. E não é só ele que tem culpa por ficar com raiva dela: ele é frustrado por não saber o porquê de Ponciá ter se tornado uma mulher quieta, alienada em seu mundo ... leia mais

Vídeos Ponciá Vicêncio (3)

ver mais
Ponciá Vicêncio / Conceição Evaristo

Ponciá Vicêncio / Conceição Evaristo

Resenha: Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Resenha: Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaris

08 autoras negras que você precisa conhecer | Especial Mês da Mulher | Passos entre Linhas

08 autoras negras que você precisa conhecer |


Estatísticas

Desejam111
Trocam6
Avaliações 3.9 / 369
5
ranking 44
44%
4
ranking 22
22%
3
ranking 22
22%
2
ranking 8
8%
1
ranking 4
4%

25%

75%

Cyan
cadastrou em:
01/01/2009 17:01:40
Gabriella.Ciotto
editou em:
19/04/2015 13:45:12