Por uma arte revolucionária independente

Por uma arte revolucionária independente André Breton...


Compartilhe


Por uma arte revolucionária independente





“A revolução comunista não teme a arte”, essa frase sintetiza a intenção do pequeno manifesto conhecido principalmente pela autoria de Leon Trotski, André Breton e Diego Rivera, mas que aqui trazemos a tradução de uma versão anterior elaborada por Breton e Rivera.

Influenciados pela oposição de esquerda trotskista que se insurge contra o aparelhamento da arte pelo projeto de estado stalinista, pela imposição do realismo soviético e pela perseguição às vanguardas artísticas a partir de 1934, a Oposição de Esquerda, junto de artistas de vanguarda, fundam a FIARI – Federação Internacional de Artistas Revolucionários Independentes, defendendo a liberdade de criação e o compromisso revolucionário do fazer artístico.

A proposta que se segue documentada origina a pedra mater da F.I.A.R.I., Federação Internacional da Arte Revolucionária Independente, projeto de Leon Trotski, André Breton e Diego Rivera, organização pela arte revolucionária em toda sua potência organizacional e combativa, contrária à proposta stalinista da arte alocada como “engajada" e alienada. Embora a consolidação deste projeto revolucionário tenha se delineado em momento histórico diverso do vivido atualmente, a saber, a II Guerra foi irrompida como uma torrente que lavrou o mundo, o projeto permaneceu engrenando os labores artístico-revolucionários que despontaram dali. É mais do que evidente que o momento histórico atual é um núcleo quente e lascivo de horror e memória - despejando raios de ameaça em todo futuro do que virá. Nenhuma promessa nazi-fascista se adormece no solo do brasil e está retumbando tão longamente que suas ofensas brutas tremem estas palavras. Com esta re-publicação de ideias que observamos como absolutamente necessárias para confrontar os tempos que estão e que virão, pretendemos ascender da dureza incendiária e revoltosa dos instrumentos de luta a viabilização ou visualização da necessidade de articularmos com esta proposta de insurgência. Esta publicação é um convite à influência, ao bombardeio dos canais subterrâneos que impedem a revolução de transitar - gostaríamos de aquecer as juntas de nossos povos e trabalhar na arte revolucionária como um cometa quente rasgando o céu da história (LÖWY, 2018).

Artes / Ensaios

Edições (1)

ver mais
Por uma arte revolucionária independente

Similares

(5) ver mais
Kogawa/Guattari
Walter Benjamin está morto
Tomada de Posse
Dias de fome e desamparo

Resenhas para Por uma arte revolucionária independente (5)

ver mais
on 4/6/22


Um livro curtinho, dinâmico e esteticamente lindo, adorei conhecer os textos de breton e rivera falando de arte, censura e ditaduras. Nada como uma reflexão de leitura como atentado e libertação.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 31
5
ranking 29
29%
4
ranking 55
55%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Caio
cadastrou em:
10/03/2021 14:52:38
Perigor
editou em:
17/12/2022 14:09:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR