Português no Direito

Português no Direito Ronaldo Caldeira Xavier

Compartilhe


Português no Direito


Linguagem Forense




Sem receio de engano, pode se dizer que a presente obra já passou em julgado perante a opinião crítica dos que militam no mundo jurídico.
Aliando a erudição e ao senso didático a clareza expositiva dos diversos assuntos versados, o autor aborda, com grande proficiência, o que se lhe afigura primordial a correta linguagem jurídica.
Principia pelo vocabulário jurídico, considerando a palavra com o cartão de visita do advogado, acentuando o seu inexcedível valor para o exercício da advocacia. Examina o código ortográfico em vigor, bem como os vícios de linguagem de que se deve escoimar quem aspire a escrever segundo os cânones da língua padrão. A seguir, estuda um dos capítulos mais fascinantes e difíceis do nosso idioma - a regência verbal, e neste particular inova, pois a lista, num utilíssimo glossário de verbos jurídicos, os principais verbos usados no Direito, fixando-lhes o aspecto regencial, o significado técnico e o adequado emprego. Elabora também o autor uma breve análise linguístico-formal do Código Civil brasileiro, não descurando os seus antecedentes históricos e da justeza da linguagem que o singulariza entre todos os nossos diplomas legais.
Em Brocardos e locuções latinas, trata da paremiologia jurídica, tão útil aqueles que lidam com processos, livros de doutrina, pareceres, acórdãos e sentenças; traduz as locuções mais em contradiças, explica-lhes o sentido e - outra inovação - mostra-lhes a aplicação prática através de exemplos frasais.
Reserva ainda um capítulo sobre estilística em que, afastando-se do tecnicismo, expõem os recursos que conferem expressividade as formas linguísticas, com sua capacidade de emocionar e sugestionar.
Finalmente, em redação jurídica, sugere fórmulas para bem redigir as várias peças processuais, fornecendo modelos de excelente aplicabilidade.
E encerra com um apêndice em que reexpõem as noções fundamentais da lógica formal, tendo em vista desenvolver, pela coerência ou pelos artifícios do raciocínio, a melhor técnica de argumentação para convencer ou dissuadir.
Mercê de suas sucessivas edições, "Português no Direito" é hoje uma obra definitivamente consagrada por mestres, acadêmicos e por todos os que entendem ser o Direito não apenas uma ciência, mas também uma arte que se instrumentaliza através da palavra.

Direito

Edições (1)

ver mais
Português no Direito

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Deborah Torres
cadastrou em:
13/03/2013 15:26:57
Malão Correa
editou em:
30/01/2022 15:36:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR