Primavera de Cão

Primavera de Cão Patrick Modiano


Compartilhe


Primavera de Cão (Trilogia essencial)





Aos dezenove anos, numa manhã da primavera de 1964, o narrador encontra o fotógrafo Francis Jansen. Ele trabalha em Paris para uma revista norte-americana, foi amigo de Robert Capa, encontrava-se com uma mulher chamada Colette Laurent que agora o procura incessantemente, guarda todas as suas fotos em três maletas, e desaparece sem deixar vestígios.

Homem evasivo e misterioso, Jansen faz parte da galeria de tipos que, como só Patrick Modiano é capaz de descrever, prefere o silêncio e as reticências às palavras. O narrador retorna a bairros afastados, tenta reencontrar pessoas perdidas, e busca romper a camada de silêncio e de amnésia ao seu redor. As silhuetas lhe escapam; depois de trinta anos, os rostos já não estão nítidos. Ele deseja recuperar o passado, para que se torne algo além de fragmentos distantes e ausentes. Tudo lhe causa uma sensação de irrealidade. E é na busca do passado, de Francis Jansen e de tantos outros, que sua identidade é rememorada.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Primavera de Cão

Similares

(13) ver mais
Flores da ruína
Remissão da Pena
A História de Lucy Gault
Um Sonho Americano

Resenhas para Primavera de Cão (10)

ver mais
O valor da amizade
on 4/6/16


Depois do fabuloso 'Remissão da pena' e do frustrante 'Flores da ruína', eu não sabia o que esperar de 'Primavera de cão', a conclusão da trilogia essencial/autobiográfica do autor, apesar de todos os que leram afirmarem sem medo que, dentre os três, é o melhor. Diferente nos outros dois, que abordaram a infância e adolescência, respectivamente, neste temos o nosso Modiano aos 19 anos, conhecendo Francis Jensen, um fotógrafo, daí nasce uma amizade peculiar, e 30 anos depois, o auto... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 3.6 / 68
5
ranking 21
21%
4
ranking 34
34%
3
ranking 38
38%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Marcos
cadastrou em:
24/03/2015 19:32:53
Helena
editou em:
20/09/2018 19:53:40