Primeiras Estórias

Primeiras Estórias João Guimarães Rosa


Compartilhe


Primeiras Estórias





Pela primeira vez em Portugal: estreia de Guimarães Rosa nos contos

Segundo volume da colecção «Os Melhores Deles Todos», coordenada por Abel Barros Baptista e Clara Rowland, dedicada à literatura brasileira.
Depois do gigantismo de Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa estreou-se na forma breve com este livro extraordinário, que tem agora, sessenta anos depois, a sua primeira edição portuguesa. Numa carta ao tradutor francês, descrevia-o assim: «Primeiras Estórias é, ou pretende ser, um manual de metafísica e uma série de poemas modernos. Quase cada palavra, nele, assume a pluralidade de direções e sentidos, tem uma dinâmica espiritual, filosófica, disfarçada.»

É um livro de descobertas, protagonizadas por personagens infantis ou de algum modo ligadas a uma ideia de infância: descoberta do mundo, do tempo, do amor e, sobretudo, das potencialidades de uma língua fundada sobre o estranhamento e a liberdade do jogo criador — uma língua que Primeiras Estórias, interrogação radical e originalíssima do poder da literatura, nos ensina a aprender.

Contos

Edições (1)

ver mais
Primeiras Estórias

Similares

(1) ver mais
Primeiras estórias

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Valtemario
cadastrou em:
16/01/2023 23:09:46
Valtemario
editou em:
16/01/2023 23:13:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR