Princípio de Karenina

Princípio de Karenina Afonso Cruz


Compartilhe


Princípio de Karenina





Uma carta de amor de um pai à filha que não conheceu, revelando distâncias e aproximações. Uma história de amor impossibilitada pelo medo. Uma reflexão sobre o que somos e o que desejamos ser.

"Eu seria muito infeliz num mundo feliz. Ela seria feliz em qualquer mundo. Esta história, minha e da tua mãe, é também a tua." Com essa referência à célebre frase que abre o romance Anna Kariênina, de Tolstói, um pai se dirige à filha que não conheceu para lhe contar a sua história – que é também a história dela –, numa longa carta que é uma entrega sincera e emotiva, mas também uma bela reflexão sobre o significado da felicidade.

Num cruzamento de identidades e geografias, o narrador deste romance nos leva por uma viagem ao outro lado do mundo ocidental, até o Camboja e o Vietnã, à procura daquilo que está mais perto de nós. Há um pai que ergue muros de silêncio, uma criada muito velha, uma amante que carrega sabores e perfumes proibidos. Estes são alguns dos personagens inesquecíveis que testemunham – ou dificultam – a busca desse homem por um amor incondicional.

"O romance é sem dúvida um dos trabalhos mais descarnados, concisos e ao mesmo tempo belos do escritor."
Gonçalo Correia, Observador

"Afonso Cruz obriga-nos a mergulhar na nossa humanidade, nos mais elementares conceitos do bem e do mal, na reflexão sobre a felicidade e o amor."
Joana Aroso, Revista Intro

"Um verdadeiro escritor, tão original quanto profundo, cujos livros maravilham o leitor, forçando-o a desencaminhar-se das certezas correntes e a abrir-se a novas realidades."
Miguel Real, Jornal de Letras

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Princípio de Karenina
Princípio de Karenina

Similares


Resenhas para Princípio de Karenina (5)

ver mais
O que é isso de ser feliz?
on 18/2/19


Ler Afonso Cruz é sempre uma experiência ímpar. Esse autor é de uma sensibilidade que já não vemos em qualquer livro, nos filmes, nas pessoas ou até em nós mesmo. Eu adoro Afonso Cruz. Já inicio um livro seu com a certeza que vou amar. Com Princípio de Karenina não foi diferente. Cruz nos conta a história de um pai que escreve uma carta para a filha que não conheceu. Conta a sua história pois é também a história dela. Durante toda a sua jornada o autor nos faz pensar sobre o que é... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 24
5
ranking 38
38%
4
ranking 46
46%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Jenifer
cadastrou em:
15/10/2021 19:22:21
Jenifer
editou em:
15/10/2021 19:22:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR