Prometeu, a Religião do Homem

Prometeu, a Religião do Homem Pe. Álvaro Calderón


Compartilhe


Prometeu, a Religião do Homem


Ensaio de uma Hermenêutica do Concílio Vaticano II




"O título do livro, propriamente falando, é A Religião do Homem. “Prometeu” entrou aí para que não ficasse tão seco. Os humanistas do Renascimento gostavam de ressuscitar os mitos gregos, e a figura de Prometeu encarna de modo interessante o espírito do humanismo.

"A palavra-chave de toda a minha interpretação é “humanismo”, pronunciada pela primeira vez no século XIV. Embora nem sempre com hostilidade, desde o começo se contrapôs à palavra “cristianismo”.

"Afirmo, que o Concílio Vaticano II é o esforço maior — e talvez o último — feito para defender um humanismo Católico, e que se alça, diante do cristianismo ou Religião de Cristo, como a Religião do Homem.

"O Concílio é Prometeu no momento em que comete seu delito. Foi uma manobra de prudência humana levada a cabo por uma hierarquia de constituição divina, que fez queimar para os homens o incenso reservado a Deus." (Pe. Álvaro Calderón, FSSPX)

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Prometeu, a Religião do Homem

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Martins
cadastrou em:
16/05/2021 09:22:24
Martins
editou em:
16/05/2021 09:23:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR