Psicodinâmica dos Transtornos de Personalidade:

Psicodinâmica dos Transtornos de Personalidade: Maria Aparecida Diogo Padovan e colaboradoras


Compartilhe


Psicodinâmica dos Transtornos de Personalidade: #Volume 1


Um olhar psicodramático




O trabalho que aqui será apresentado foi fruto da experiência vivida por um grupo de psicodramatistas que durante 06 anos se reuniram com o propósito de educação continuada em Socionomia e sua prática clínica.
Refletíamos sobre a dificuldade de cuidar/tratar os portadores de Transtorno de Personalidade, pois sabemos que não mudarão necessariamente a essência de sua dinâmica, o que para alguns psicoterapeutas pode ser bastante desanimador. Mas não era esse o sentimento que permeava nosso grupo.
Entendemos que há uma peculiaridade na dinâmica, na maneira de ser no mundo desses pacientes que nos permite agrupá-los. E dessa forma, facilita a compreensão das pessoas e nos ajuda a nortear o cuidado a eles.
Iniciamos pelos Transtornos de personalidade Narcisista e Borderline. Devido à peculiaridade do comportamento dos indivíduos com esses transtornos, há certa dificuldade diagnóstica e também dificuldade no estabelecimento do vínculo terapêutico. O narcisista, com sua superioridade e autosuficiência e o borderline com uma proposta de relação ambivalente.
Em seguida, vamos abordar o grupo ansioso dos transtornos de personalidade. Ansiedade e medo são características compartilhadas entre os portadores destes transtornos: medo de avaliação negativa, no Transtorno de Personalidade Esquiva; medo de separação, no Transtorno de Personalidade Dependente; e medo de perder o controle pessoal e interpessoal, no Transtorno da Personalidade Obsessivo- compulsiva, que geram pensamentos, sentimentos e comportamentos peculiares a cada um destes transtornos.
Organizamos uma leitura sintetizada, para facilitar o diagnóstico diferencial dos transtornos tratados até então, de forma a facilitar a leitura de características peculiares em nossos pacientes, uma vez que muitas características se superpõem, mas outras já são patognomônicas.
Os transtornos de personalidade ocupam, em nosso ponto de vista, uma área um pouco excluída tanto da psiquiatria quanto da psicologia, porque não respondem ao modelo médico, no sentido de etiologia-intervenção-resultado.
Como psicodramatista, temos um poderoso recurso, a inversão de papeis, e sabemos que, quando o terapeuta se coloca no lugar desses individuos e percebe sua dor, consegue perceber que pode ajudá-lo a entender a sua dinâmica e assim cuidar desse outro.
Vamos trazer aqui nossa visão psicodramática acerca do atendimento aos portadores dos Transtornos de Personalidade, a maneira como utilizamos a metodologia e as técnicas. quero deixar claro que a pretensão é de apenas trazer nossas ideias de como cuidar dos portadores de TP, a partir dos estudos realizados, de textos, de livros de autores psicodramáticos e outros, e das experiências vividas no desenvolvimento desse papel de psicoterapeuta.
Agradeço a todas as autoras, co-criadoras dessa empreitada, que durante esses anos abriram seus consultórios e seus corações para que pudéssemos trazer essa obra e compartilhar com vocês leitores, com votos de que façam bom proveito do conteúdo aqui apresentado.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Psicodinâmica dos Transtornos de Personalidade:

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

João gregorio
cadastrou em:
25/03/2022 04:18:00
Tiago.Peixoto
editou em:
25/03/2022 04:25:09