Psicologia e Educação é uma introdução à psicologia educacional. Abrange as teorias da psicologia e suas aplicações práticas na educação.
O livro engloba as perspectivas de aprendizado cognitiva, behaviorista e humanista, incluindo os trabalhos de Piaget, Vygotsky e Bruner, entre outros, e descreve a aplicação prática dessas teorias. A avaliação do desempenho educacional e os fatores culturais e de desenvolvimento que afetam tais desempenhos também são discutidos. Há capítulos que abordam as necessidades educacionais especiais das crianças pedagogicamente desfavorecidas ou superdotadas, e o comportamento conturbador na escola, com sessões de ADHD, autismo e dislexia. Traz também discussões sobre estilos de aprendizagem e de ensino, além de projeto e disposição dos ambientes educacionais.
Esta obra não requer conhecimento prévio sobre o assunto e apresenta uma introdução ideal para estudantes de psicologia, professores em formação, profissionais que lidam com crianças e qualquer pessoa interessada em se informar sobre o que está acontecendo nas escolas atualmente.