Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas52
    • Leitores776
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Til (Clássicos da Literatura Brasileira) -

    José de Alencar

    Principis
    2019
    240 páginas
    8h 0m
    ISBN-13: 9788594318886
    Português Brasileiro
    3.7
    224 avaliações
    Leram311Lendo28Querem408Relendo0Abandonos29Resenhas52
    Favoritos5Desejados408Avaliaram224

    Publicada em 1872, Til é um retrato da vida do campo e das tradições rurais da época em que foi lançada. Berta, apelidada de Til, é o símbolo da heroína romântica, por sua compaixão e empatia com João Fera, o vilão da história. José de Alencar exalta os sentimentos e emoções, pois Linda, amiga de Berta, é apaixonada por Miguel, que por sua vez é apaixonado por Berta, mas passa a gostar de Linda aceitando a sugestão da mulher que realmente ama.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (52)Ver mais
    William LGZ picture
    William LGZ15/08/2023Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    Tem seus bons momentos

    Vindo embalado depois de ler Senhora, este também livro de José de Alencar passou longe de me encantar tanto quanto o outro mas ainda assim conseguiu ter momentos muito bons, em especial sua conclusão que gerou excelentes reflexões para minha inquieta mente. O maior problema e principal motivo para eu não ter entrado tanto na história para mim foram seus personagens, pelos quais não consegui sentir conexão alguma, talvez por viver em um contexto muito diferente do deles. Entretanto, para a trama no todo até que eles cumpriram seus papéis de forma satisfatória. Em grande parte da narrativa também fiquei meio perdido, não notando um fio condutor bem definido que a levasse para algum lugar, e só me senti por dentro dela mesmo em certa parte em que somos levados ao passado de um personagem para entendê-lo melhor. Porém logo que voltou ao presente, minha imersão se foi em pouco tempo. De todo modo, para alguém com maior dedicação e paciência para saborear suas páginas no ritmo certo para isso acredito que esses problemas serão amenizados ou nem existirão. Por isso o sugiro para quem se interessou pela sua sinopse ou busca ler obras desse grande escritor da nossa literatura nacional.

    24 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 224
    • 5 estrelas22%
    • 4 estrelas32%
    • 3 estrelas30%
    • 2 estrelas12%
    • 1 estrelas4%
    José Martiniano de Alencar profile picture

    José Martiniano de Alencar

    Nasceu em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época, a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros. José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a

    406 Livros
    1.667 Seguidores
    Ceará, Brasil

    José Martiniano de Alencar