Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores73
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Lisboa - O que o turista deve ver

    Fernando Pessoa

    Companhia das Letras
    2008
    192 páginas
    6h 24m
    ISBN-13: 9788535912142
    Português Brasileiro
    3.9
    19 avaliações
    Leram32Lendo2Querem39Relendo0Abandonos0Resenhas3
    Favoritos1Desejados39Avaliaram19

    O conteúdo do baú de Fernando Pessoa parece infinito, e de tempos em tempos a bibliografia pessoana se enriquece com mais um achado, como acontece com esse guia turístico escrito propositadamente em inglês em torno de 1925. Lisboa: o que o turista deve ver, em edição bilíngüe com prefácio de Teresa Rita Lopes, levará o leitor, turista ou não, pelos marcos arquitetônicos, artísticos, folclóricos ou de puro lazer da chamada “cidade branca”. Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, pretendia com este guia inaugurar uma série de publicações visando dignificar Portugal, “descategorizado”, segundo ele, ante o continente europeu. Com mais de oitocentos anos de história, e em grande parte intacta desde os dias de Pessoa, Lisboa se deixa aqui revisitar pelos olhos do poeta que em tantos e importantes heterônimos se desdobrou. Sentaremos nas mesas dos cafés “A Brasileira”, “Montanha” ou “Martinho da Arcada”, que ele freqüentava, subiremos às amieiras do Castelo de São Jorge, construído pelos mouros e marco da fundação do estado português, palmilharemos o Terreiro do Paço, o Cais do Sodré e todos os mil cantos e recantos, ensolarados ou sombrios, de uma cidade quase totalmente reconstruída pelo Marquês de Pombal depois do terremoto de 1755, que pôs abaixo boa parte da antiga Lisboa medieval.

    Resenhas (3)Ver mais
    Verônica Meira picture
    Verônica Meira03/11/2025Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Uma viagem com Pessoa

    Eu estava de viagem marcada para Lisboa e resolvi pegar umas dicas com Fernando Pessoa kkkkk. O livro é curtinho e Pessoa faz um passeio por todos os pontos que ele considera importantes da capital portuguesa, em um texto quase jornalístico, bem direto ao ponto. Não achei que acrescentou muito ao roteiro que eu já havia planejado, mas foi uma experiência legal de leitura.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 19
    • 5 estrelas16%
    • 4 estrelas53%
    • 3 estrelas32%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Fernando António Nogueira Pessoa profile picture

    Fernando António Nogueira Pessoa

    Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "<i>legado da língua portuguesa ao mundo</i>". <br> Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a ler e escrever na língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma. <br> Durante uma vida discreta, trabalhou em Jornalismo, em Publicidade, no Comércio, ao mesmo tempo que compunha a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em diversas personagens conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, autodenominou-se um "<i>drama em gente</i>". <br> Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "<i>I know not what tomorrow will bring… </i>" ("Não sei o que o amanhã trará").

    147 Livros
    2.179 Seguidores

    Fernando António Nogueira Pessoa