Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores73
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais - Olhares Afrodiaspóricos

    Emicida

    LiteraRUA
    2020
    280 páginas
    9h 20m
    ISBN-13: 9786586113006
    Português Brasileiro
    4.8
    15 avaliações
    Leram21Lendo9Querem42Relendo0Abandonos1Resenhas5
    Favoritos3Desejados42Avaliaram15

    O livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos: olhares afrodiaspóricos” busca combater uma lacuna na academia brasileira: reflexões sobre a relação entre raça, racismo, negritude e branquitude com as tecnologias digitais como algoritmos, mídias sociais e comunidades online. Organizado por Tarcízio Silva e publicado pela editora LiteraRUA, a obra reúne 14 capítulos de pesquisadoras e pesquisadores provenientes do Brasil e países da Afrodiáspora e África, como Congo, Etiópia, Gana, Nigéria, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido. O capítulo de abertura é de Ruha Benjamin, ativista e professora da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Pela primeira vez traduzido ao português, seu trabalho discorre sobre a “imaginação carcerária” imbricada nas tecnologias do Ocidente, da escravidão até o reconhecimento facial de hoje. Textos estrangeiros inéditos e atualização e redação de publicações selecionadas de brasileiras/os, o livro colabora com a crescente complexificação do pensamento sobre a comunicação digital e internet resultante da diversificação dos olhares e falas nos espaços acadêmicos. O rapper, compositor e empresário Emicida assina o prefácio, onde pontua que “se a essência das redes sociais é a conectividade, está para nascer uma que cumpra seu papel com mais eficácia do que um tambor”. Com vários pontos de vista, os temas abordados incluem a matemática na divinação Ifá, ativismo político, transição capilar, blackfishing, afroempreendedorismo, Black Twitter, contra-narrativas ao racismo e métodos digitais de pesquisa apropriados à complexidade das plataformas, algoritmos e relações de poder incorporadas nas materialidades digitais racializadas. A publicação está disponível em versão digital gratuita (aqui), graças ao apoio do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, e em pré-venda da versão impressa no site da editora LiteraRUA.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Fabrício Garrido picture
    Fabrício Garrido22/11/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Existe racismo? Mesmo com as tecnologias digitais?

    sobre racismo, a imigração, emigração, ou ambas, na maior parte forçada, dos povos africanos; é sobre o racismo que surge com o regime escravocrata europeu; é sobre a invisibilização do racismo com a dita "democracia racial"; é como o racismo-cissexismo se dá no meio digital; é como as tecnologias digitais, como os algoritmos, contribuem com tudo isso! Tarcízio Silva agrupa nesse livro 14 artigos científicos que vão da matemática na divinação Ifá (de 12 mil anos atrás) ao ativismo político, principalmente no cintexto atual das tecnologias digitais com o racismo no centro da discussão. A Literarua nasceu em 2002 com o objetivo de dar voz à uma diversidade de autores, artista e pensadores periféricos. Enfim, um livro perfeito e maravilhoso! É uma literatura técnica, mas é ótimo para todos os leirores, não somente para a comunidade acadêmica ou outros estudiosos, vale muito a pena lê-lo!

    4 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.8 / 15
    • 5 estrelas87%
    • 4 estrelas13%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Leandro Roque de Oliveira profile picture

    Leandro Roque de Oliveira

    Nasceu Leandro Roque de Oliveira, em uma casinha bem pobre na parte norte da cidade de São Paulo. Sua imaginação foi sua melhor amiga e o fez visitar mundos incríveis transformando-se em astronauta, desenhista, guerreiro, pirata, rei, pintor, samurai e muitas outras coisas. Tudo sem sair de casa. Foi brincando com sua imaginação e com as palavras que Emicida descobriu a habilidade que tinha de contar histórias através da poesia, e desde então não parou mais de fazer isso. Durante muito tempo, ele acreditou que várias coisas eram impossíveis, mas hoje acredita no contrário e, através das histórias que conta, prova que tudo é possível.

    6 Livros
    42 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Leandro Roque de Oliveira