Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores161
    • Similares14
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Motim no Bounty - A História Trágica de um Confronto em Alto Mar

    Caroline Alexander

    Companhia das Letras
    2007
    528 páginas
    17h 36m
    ISBN-10: 8535909761
    Português Brasileiro
    3.9
    27 avaliações
    Leram44Lendo3Querem112Relendo0Abandonos2Resenhas1
    Favoritos0Desejados112Avaliaram27

    Dezembro de 1787. O HMS Bounty parte para o Pacífico Sul com a missão de trazer mudas de fruta-pão para alimentar os escravos do Caribe. Abril de 1789. No caminho de volta, o segundo-em-comando Fletcher Christian e seus adeptos lançam ao mar o capitão William Bligh e mais dezoito homens, com comida para cinco dias, num escaler de pouco mais de sete metros. A tensão entre os tripulantes do navio, depois de meses de punições, humilhações e discordâncias, tornara-se insuportável. Ao longo dos anos, o motim teve inúmeras explicações. Talvez por influência das famílias dos principais personagens e, depois, de autores que preferiram se limitar a estereótipos, a história costuma ser contada como uma simples contenda entre as personalidades-chave. Em O motim no Bounty , Caroline Alexander contesta simplificações e nos oferece uma profusão de novos elementos, apoiada em meticulosas evidências documentais. Ela contextualiza os fatos e reflete sobre as motivações de cada personagem. O resultado é um painel vívido de vários aspectos da sociedade inglesa do fim do século XVIII, particularmente dos ligados à vida dos homens do mar.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (14)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    maurilio batista picture
    maurilio batista15/11/2021Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Consciência de classe

    Em outros livros, filmes sobre o tema, o capitão do dito navio é visto como o único responsável pela rebelião de uma boa parte de sua tripulação, por conta de sua conduta tirânica e desprezível , os pobres oficiais (todos membros de uma classe se não abastada, mas com um sobrenome tradicional, numa sociedade que prezava as origens familiares)não tiveram outra opção senão rebelar-se, tamanha era a situação vexatória a que eram submetidos. Caroline Alexander, a autora dessa versão dos fatos trabalha em sentido oposto. Através de farta pesquisa e análise de documentos da época tenta enxergar o odiado oficial por outras cores. Seu mérito reside no fato de não ultrapassar os limites entre o rigor histórico e uma interpretação tendenciosa dos eventos ocorridos a bordo do famoso navio para justificar seu ponto de vista. Seus argumentos convencem, principalmente no que diz respeito a rigidez social existente naquela época. Vindo de uma classe considerada inferior se comparada a seus subalternos principais, o comandante foi vítima dessa estratificação rígida existente na Inglaterra de século dezoito. Era humilhante para um jovem oficial vindo de uma família considerada nobre apenas pelo sobrenome tradicional receber ordens ríspidas (que era comum na marinha naqueles tempos) de um oficial que vinha de baixo, tendo subido na carreira por méritos próprios. Outro ponto positivo do livro é mostrar a inexorável destruição da cultura dos povos do Pacífico Sul com a chegada dos ingleses em suas ilhas, impondo seus costumes, disseminando doenças que marcariam o começo do fim de um modo de vida Resumindo, foi uma leitura proveitosa, acrescentou algo. e isso é importante.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 27
    • 5 estrelas19%
    • 4 estrelas70%
    • 3 estrelas7%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas4%
    Caroline Alexander profile picture

    Caroline Alexander

    Caroline Alexander colaborou com as revistas The New Yorker, Granta, Smithsonian, Outside e National Geographic. Atualmente vive numa fazenda em New Hampshire.

    3 Livros
    2 Seguidores

    Caroline Alexander