Gregório de Matos (Literatura Comentada) - Textos selecionados, análise histórico-literária, biografia e atividades de compreensão de texto

    Gregório de Matos, Antônio Dimas

    Abril Educação
    1981
    110 páginas
    3h 40m
    ISBN-10: 8513000094
    Português Brasileiro

    Poesia brasileira. História e crítica. Crítica e interpretação. Literatura brasileira. Literatura e Arte. Estudos Literários. Gregório de Matos é, historicamente, o primeiro grande poeta do Brasil. Sua obra, talvez a mais importante produzida pelo Barroco poético nas Américas portuguesa e espanhola, conserva ainda hoje grande parte de seu interesse, por força, sobretudo, da agudeza e do vigor com que o poeta soube fixar satiricamente, numa linguagem vivaz que já deixa transparecer o gênio local na exploração de sonoridades africanas e tupis e que, na sua mordacidade feroz, não recua nem diante da pornografia, a dissolução de costumes da Bahia do século XVIII.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Beatriz A. picture
    Beatriz A.24/07/2023Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Gregório de Matos, Boca do Inferno

    Seus melhores sonetos foram o Lírico-amoroso e os Religiosos Moralistas. A trajetória de Gregório foi mais uma entre todos os envolvidos nas características literárias do século XVII, mas com uma leitura rápida percebe-se o porquê de seu destaque diante suas obras. Sonetos que constantemente submetem características da natureza com a descrição de uma bela dama, concebida como ser superior e perfeito, na qual é esquiva e somente passível de contemplação. O homem está dividido entre Deus e a terra e em nenhum momento pretende abrir mão nem do reino eterno, nem do momento presente.

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 37
    • 5 estrelas27%
    • 4 estrelas35%
    • 3 estrelas30%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas3%