Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas4
    • Leitores298
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Apologia de Sócrates, O Banquete e Fedro (Livros que mudaram o mundo #5) -

    Platão

    Folha de S. Paulo
    2010
    128 páginas
    4h 16m
    ISBN-13: 9788563270269
    Português Brasileiro
    4.2
    74 avaliações
    Leram144Lendo11Querem135Relendo1Abandonos7Resenhas4
    Favoritos7Desejados135Avaliaram74

    "Havia, a princípio, três espécies de homens e não duas, como atualmente: macho e fêmea. O terceiro era formado dos dois primeiros.(...) Chamavam-se andróginos (...)." Platão (428/427 a.C – 348/347 a.C) Platão é, sem sombra de dúvida, um dos filósofos mais influentes de todos os tempos. O alcance de sua obra é tamanho que praticamente todos os autores que o sucederam podem ser classificados de platônicos ou antiplatônicos nas questões mais essenciais. Sua abordagem dos problemas filosóficos é tão profunda, provocativa e apaixonante que vem cativando todas as gerações de pessoas cultas há 2.500 anos. Parte do sucesso se deve à forma de diálogo em que escreveu a grande maioria de seus textos. O tom de conversa é o mais propício para fazer com que o leitor se maravilhe com as coisas do mundo. E, para Platão, a filosofia começa justamente com o “thaumázein”, o maravilhar-se. Hélio Schwartsman Articulista da Folha

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (4)Ver mais
    Kielyr picture
    Kielyr23/04/2023Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Etéreo!

    Passados uns anos após ler essa obra, decidi relê-la. A asseveração que se manifesta em mim, é: "o amor é o desejo de eternidade do ser amado." (Santo Tomás de Aquino) Pude enxergar com limpidez em todos os discursos essa pujante afirmação, solidificando os resultados dos momentos privilegiados da consciência. O Amor é autêntico, mas habitado em corações sórdidos torna-se corrupto e envilece. O Amor é perpétuo, mas converte-se em cinzas quando resignado à iniquidade. A ternura é o objeto do Amor, se cultivado em terra fértil, gera bons frutos, "Mas, em se aproximando do horrível, contrista-se, retrai-se, desvia-se e não gera, mas retém em angústia o germe que consigo traz." (pág., 55) O discurso de Aristófanes trata-se de uma cabível apresentação dos defeitos mentais camuflados de movimentos ideológicos vigentes. Deve-se, portanto, retomar o primeiro estado, sob a disciplina do deus Eros, a "primitiva unidade". A conduta de cobrir a presença com razões de ausência, como diz Olavo de Carvalho, é o que gera o distanciamento da realidade. Pois, na realidade, existem esferas nas quais se está inserido. E o Amor está presente em nossa psique, pela percepção e verbalização das correlações humanas. "Vela pelos bons e despreza os maus. Nosso guia nas lutas; nos temores e perigos, companheiro de armas; sustentáculo nas tormentas das paixões; na dor e sofrimento, supremo salvador." (pág., 40)

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 74
    • 5 estrelas35%
    • 4 estrelas45%
    • 3 estrelas18%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas0%
    Πλάτων, Plátōn; Plato profile picture

    Πλάτων, Plátōn; Plato

    Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.

    277 Livros
    598 Seguidores
    Atenas, Hélade

    Πλάτων, Plátōn; Plato