Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores400
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Ditadura e Serviço Social - Uma análise do serviço social no Brasil pós-64

    José Paulo Netto, José Paulo Netto

    Cortez Editora
    2005
    336 páginas
    11h 12m
    ISBN-10: 8524902957
    Português Brasileiro
    4
    22 avaliações
    Leram82Lendo51Querem258Relendo3Abandonos6Resenhas1
    Favoritos2Desejados258Avaliaram22

    O que ocorreu no Serviço Social brasileiro nos anos sessenta e oitenta? Que processos determinaram a extraordinária renovação experimentada por ele? Como e por que os assistentes sociais desenvolveram, neste período, concepções e propostas tão diferentes? Quais as relações entre esta renovação e a ditadura militar? Copmo a teorização do Serviço Social se relaciona com a cultura e a sociedade brasileiras? A estas indagações pretende responder - de forma rigorosa e original - este livro de José Paulo Netto. Com uma sólida fundamentação histórico-crítica, a argumentação do autor (conhecido ensaísta de filiação marxista) percorre os principais documentos do Serviço Social, analisando-os na sua estrutura interna e na vincu;ação com o processo histórico-social e político-ideológico vivido pelo país no pós-64. Conjugando dialeticamente história, política e cultura, José Paulo Netto oferece uma panorâmica inclusiva - e extremamente provocadora - dos caminhos e desccaminhos do Serviço Social.

    Resenhas (1)Ver mais
    Gustavo Borba picture
    Gustavo Borba23/11/2020Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Serviço Social em renovação

    #LivrosQueLi   Ditadura e serviço social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, de José Paulo Netto. Ed. Cortez. Um estudo do impacto da autocracia burguesa fascista sobre o desenvolvimento do serviço social. Ele analisa os impactos da ditadura sobre a sociedade, com foco na cultura e na educação. A seguir, considera os movimentos da profissão que vem de uma tradição assistencialista ligada ao campo religioso, mas que se profissionaliza quando o ímpeto tecnocrata da ditadura absorve esse segmento com o intuito de realizar o controle da classe trabalhadora, mas que leva a um questionamento interno quanto à natureza da profissão. As contradições da autocracia fascista burguesa impossibilitam a conciliação profissionalizante do serviço social com os objetivos de controle social da ditadura, e colocar os assistentes sociais em contato com agentes sociais, como movimentos sociais, sindicatos, comunidades populares. Isso leva ao desenvolvimento de três vertentes na profissão, sendo uma mais conservadora, que atualiza os termos em que o serviço social se desenvolvia historicamente, outra com uma tentativa real de renovação, mas ainda utilizando velhos paradigmas, e outra mais progressista, com influência do materialismo histórico, que promove a renovação profissional do serviço social, e acaba se tornando hegemônico até os dias atuais. Um grande e profundo livro do grande José Paulo Netto, que recomendo.   #livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura #literaturabrasileira

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 22
    • 5 estrelas32%
    • 4 estrelas45%
    • 3 estrelas18%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas5%
    José Paulo Netto profile picture

    José Paulo Netto

    Professor Emérito da UFRJ e comunista. Amplamente considerado uma figura central na recepção de György Lukács no Brasil, é coordenador da Biblioteca Lukács, da Boitempo. No Blog da Boitempo escreve mensalmente, às segundas, a coluna “Biblioteca do Zé Paulo: achados do pensamento crítico“, dedicada a garimpar preciosidades esquecidas da literatura anticapitalista.

    10 Livros
    12 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    José Paulo Netto