Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições5
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas94
    • Leitores1564
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Marinheiro - «drama estático»

    Fernando Pessoa

    Ática
    2010
    80 páginas
    2h 40m
    ISBN-13: 9789726172352
    Português Brasileiro
    3.5
    781 avaliações
    Leram1179Lendo24Querem354Relendo0Abandonos7Resenhas94
    Favoritos17Desejados354Avaliaram781

    Na colecção Pequenos Textos a Ática apresenta um texto essencial da obra pessoana, infelizmente pouco conhecido do público. A peça O Marinheiro foi escrita nos dias 12 e 13 de Outubro de 1913 e nunca chegou a ser representada na presença do autor. Mesmo hoje, são poucas as encenações desta peça a que Fernando Pessoa subintitulou «drama estático». O Marinheiro é uma das obras mais reveladoras de uma das muitas facetas daquele que Harold Bloom considerou como um dos autores chave do cânone ocidental.

    Edições (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (94)Ver mais
    Adriana P R Santos picture
    Adriana P R Santos02/09/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    O Drama Estático de Fernando Pessoa.

    A obra "O Marinheiro" de Fernando Pessoa, é uma peça de teatro cujo drama é estático, ocorre em um castelo durante um velório com a presença de três irmãs que velam uma moça morta. A alegoria transcorre durante uma madrugada e as personagens são caraterizadas como 1ª, 2ª e 3ª, ou seja, ao longo da peça as personagens não tem nome. Essas três irmãs expõem sobre o passado e fazem reflexões psicológicas sobre suas existências e realidades. Entre os assuntos abordados a 2ª irmã conta seu sonho com um marinheiro que sofre um naufrágio e fica solitário em uma ilha inventando situações para sobreviver e as falas do marinheiro se envolve com a perspectiva de sonho e realidade que essas irmãs vivem. A obra foi publicada em 1915 pela revista Orpheu, período do modernismo em Portugal e trabalha a reflexão, o sonho, a realidade, a extensão do psicológico e as imperfeições do ser humano. Esse é um drama estático em um quadro durando uma madrugada, retrata as mudanças que estava ocorrendo no século XX e o período em que Fernando Pessoa estava inserido. Vale a pena ser lido, é compacto e eu super indico.

    27 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 781
    • 5 estrelas16%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas38%
    • 2 estrelas14%
    • 1 estrelas4%
    Fernando António Nogueira Pessoa profile picture

    Fernando António Nogueira Pessoa

    Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "<i>legado da língua portuguesa ao mundo</i>". <br> Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a ler e escrever na língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma. <br> Durante uma vida discreta, trabalhou em Jornalismo, em Publicidade, no Comércio, ao mesmo tempo que compunha a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em diversas personagens conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, autodenominou-se um "<i>drama em gente</i>". <br> Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "<i>I know not what tomorrow will bring… </i>" ("Não sei o que o amanhã trará").

    147 Livros
    2.177 Seguidores

    Fernando António Nogueira Pessoa