Tinha a intenção de ler um livrinho entremeado de livros grandes, maiores em termos de páginas, calhamaços, portanto, mas eu me surpreendi com a sutileza da escrita, escrita em português lusitano, uma leitura técnica por assim dizer de um livro sobre literatura de Portugal.
O livro a mim serviu não de um compêndio de diversos autores portugueses, pois sequer a lista não é longa ou mesmo exaustiva, mas sim foi de grande valia no sentido de me colocar a par de como foi o desenvolvimento de uma escrita em língua portuguesa. Descobri como se desenvolveu os diversos estilos e fases da literatura portuguesa, alguns nomes de renome mundial. Percebi a evolução da escrita a partir da língua cantada em versos para uma prosa incipiente, de um latim galicio, que se transformou com o tempo na língua-mãe de Portugal e tantos outros países dessa nossa língua portuguesa.
Ora, como disse o livro, não é uma listagem de todos os ilustres escritores lusitanos, mas sim uma seleção de célebres autores em língua portuguesa que marcaram sua presença e estilo na língua escrita.
Pra mim serviu para que tivesse contato com nomes como Fernão Lopes, Luis de Camões, Padre Antônio Vieira, Jorge Ferreira de Vasconcelos, Dom Francisco Manuel de Melo, Filinto Elísio, Manuel Maria Barbosa du Bocage, Gil Vicente, João Baptista de Almeida Garrett, Alexandre Herculano, João de Deus, Júlio Dinis, Antero de Quental, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Agustín Bessa Luís, entre outros, mas somente para citar alguns. O próprio autor do livro diz que ficaram de fora outros ilustres, por falta de espaço e por culpa do mesmo em sua seleção. Concordo, literatura portuguesa é vasta, complexa e ampla em autores e estilos. Eu, por exemplo, senti falta de um ilustríssimo senhor ganhador do prêmio Nobel de literatura, o único concedido a um autor de língua portuguesa, sequer citado no presente livro, estou falando de José Saramago. Sequer citado!
Mas enfim, foi uma leitura válida para mim. Saí do lugar comum e descobri autores novos.