Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores30
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Além das montanhas -

    Chris Offutt

    Rocco
    2009
    126 páginas
    4h 12m
    ISBN-10: 8532515185
    Português Brasileiro
    3.7
    9 avaliações
    Leram12Lendo1Querem17Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos2Desejados17Avaliaram9

    São oito personagens em contos que têm como fio condutor uma, por vezes, torturante mas sempre conflituosa necessidade de voltar à terra natal, mesmo quando ela não se mostra acolhedora ou familiar. Assim é Além das montanhas, livro de Chris Offutt que traz oito contos, onde seus protagonistas vivem as angústias de ter como centro de suas vidas sua origem e suas raízes: o Kentucky. Esse estado americano, marcado por paisagens áridas e a terra barrenta e dura, está entranhado na existência de todos eles: Gerald Bolin, por exemplo, tem a missão espinhosa de buscar o corpo do cunhado, atingido por um tiro de uma namorada raivosa, num estado vizinho, no conto que dá nome ao livro. Em Melanjões, Abraão Goins espera pacientemente que o sol atinja um certo rachado no chão para fechar a delegacia, tirar a estrela de xerife e ir para casa. Enquanto isso não acontece, reflete sobre suas obscuras origens e a guerra entre duas famílias tão antigas quanto o ódio desconhecido entre eles. Tiden e Baker, por sua vez, desenterram caixões de antigas sepulturas e lembram da época da prisão, em Moscou, no Idaho. Um motorista solitário chamado Zules pensa em como diabos iria recuperar seu caminhão, perdido no meio de uma catástrofe em Enchentes por toda a parte. Já em A prática do alvo, uma aparentemente filial competição de tiro acerta as contas entre duas gerações que dividem a mesma montanha. Em três contos, Chris Offutt assume a narrativa e mostra todos os conflitos que sua terra natal produziu em si mesmo. Em Dois por onze geral o foco das atenções é um casamento atribulado; Coruja listrada fala do encontro de conterrâneos e uma herança muito estranha. Gente durona fecha o livro com a volta tão esperada: sem dinheiro para a viagem, o narrador conta apenas com o prêmio ganho por sua namorada num ringue de boxe. Todos, porém, têm uma coisa em comum ocupando seus pensamentos: como e quando voltar ao Kentucky - ou conseguir desistir dele e deixá-lo para trás para sempre. Neste livro, Chris Offutt narra sua própria trajetória: aos 19 anos, deixou a pequena comunidade onde vivia para tentar a sorte através do país. Depois de uma década errando pelos EUA, voltou para as montanhas do Kentucky, onde vive hoje com sua mulher e os dois filhos. Além das montanhas é, pois, o diário desse regresso.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    jota 11 picture
    jota 1106/07/2011Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Muito além do Kentucky

    Este foi o terceiro livro de Chris Offutt que li. Não que seja fraco, mas minha ordem de leitura deveria ter começado por este, de contos, depois partido para Não Existem Heróis (histórias pessoais) e finalmente para o ótimo romance O Irmão Bom. Esses são os três únicos livros dele editados no Brasil até agora, todos pela Rocco. Todos centrados no mundo rude e masculino que predomina fora das grandes cidades do estado americano. Daí que em suas histórias histórias ou nos contos as mulheres quase sempre são coadjuvantes. De qualquer modo, os contos de Além das Montanhas são acima da média e Chris Offutt foi colocado pelos críticos literários americanos no mesmo patamar de outros dois grandes contistas mais recentes: Raymond Carver (de Iniciantes) e Tobias Wolff (de A Noite em Questão). Não li Carver ainda, mas o livro de Wolff sim, e gostei. De Offutt gostei de tudo que li. E O Irmão Bom tornou-se um de meus livros favoritos.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 9
    • 5 estrelas33%
    • 4 estrelas11%
    • 3 estrelas56%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Christopher John Offutt profile picture

    Christopher John Offutt

    Chris Offutt cresceu no condado rural de Rowan, em Kentucky. Abandonou a escola sem se graduar e, antes de concluir o curso de Teatro na Universidade Estadual Morehead, viajou de carona pelo país, quando trabalhou em mais de cinqüenta empregos. Participou do programa de escritores da Universidade de Iowa e, em 1994, mudou-se para Montana. No livro de contos Kentucky Straight (1993), ele traça um perfil dos habitantes de seu estado natal em linguagem poética. Em 1998 retornou à Universidade de Morehead para dar aulas de literatura. Seus livros já receberam diversos prêmios nos Estados Unidos, foram traduzidos e são estudados em escolas secundárias e faculdades. Editados no Brasil: O Bom Irmão (romance), Além das Montanhas (contos) e Não Existem Heróis (memórias).

    7 Livros
    7 Seguidores
    Kentucky, Estados Unidos

    Christopher John Offutt