Outra boa surpresa, ainda bem. Não sabia direito o que esperar aqui, mas estou muito feliz com o que encontrei. Apesar de ser um livro com vários clichêzinhos, ainda assim terminei com o coração quentinho e muita vontade de seguir para o próximo e descobrir mais sobre esse mundo que a autora criou. Já conhecia um pouco do trabalho da Jodi Meadows por My Lady Jane, porém enquanto aquele livro é engraçado e satírico, esse aqui é bem mais sério, mas consegue ser leve, fluído e estranhamente bonito. Ele faz umas reflexões interessantes sobre almas, vida e morte, religião e como é ver coisas 'antigas' por uma ótica nova.
Eu esperava me irritar com a Ana, ela é geralmente uma protagonista que não funciona para mim, a típica mocinha boazinha e perdida que precisa do par romântico para tudo, mas no contexto do livro isso inicialmente faz sentido e a personagem evolui muito durante a história, deixando de ser só 'indefesa' e 'bobinha'. Gosto da curiosidade e bondade natural dela, mas ela não deixa de questionar o que é errado e encontrar coragem e um fogo interno para defender o que acha certo. Gosto do romance com o Sam, o fato de a música os unir, de ele querer ajudá-la e protegê-la, mas encorajá-la a fazer as coisas por si só e andar com as próprias pernas.
Achei bem interessante o plot principal das almas renascidas, dessa almanova que surgiu de repente para 'bagunçar' a ordem das coisas, e todos os outros pequenos mistérios dentro do livro, alguns respondidos aqui, outros deixados de gostinho para os volumes vindouros. Não é super complexo e desenvolvido, é uma criação de mundo até bem simples, mas achei diferente e bem feito no que se propôs. Espero que cada vez mais isso seja explorado e respondido.
O final é bem cheio de acontecimentos, ao contrário de um início e meio mais 'morno' (porém não menos interessante), e apesar de trazer umas viradas legais, não achei que teve o impacto que precisava para me fazer ficar "AI MEU DEUS, CHOCADA". Talvez um dos poucos defeitos que me incomodaram. Mas é um livro que recomendo sim para quem quer algo leve, gostosinho e com uma mão pesadinha no romance, mas com um tema diferente e uma trama legal, ou para quem está começando a ler fantasia. Já quero sim seguir com os outros e conhecer outras séries da autora.