Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores54
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Senhorita Júlia | A Viagem de Pedro, o afortunado (Os Grandes Clássicos) -

    August Strindberg

    Otto Pierre Editores
    1980
    260 páginas
    8h 40m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    3.6
    20 avaliações
    Leram31Lendo1Querem20Relendo2Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados20Avaliaram20

    Um dos grandes textos da dramaturgia mundial, escrito pelo sueco August Strindberg no fim do século XIX. Centra a trama no envolvimento amoroso de Júlia, jovem de uma família aristocrática, com João, um ambicioso e vulgar serviçal. A partir do difícil e conflituoso relacionamento afetivo entre o casal, emergem também outras questões como a diferença de classe social, a condição da mulher, o poder patriarcal, a luta com o sexo oposto, a moral, a honra, a religiosidade, a insensatez e a fragilidade humana. ------------------------------- August Strindberg aborda o tema das relações entre indíviduo e sociedade através da personagem Pedro. A história segue os passos do protagonista que percorre o mundo para conhecer os homens, mas decepcionando-se a cada nova etapa do seu percurso. A história fica também marcada por uma presença feminina que muda a vida de Pedro.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Nivia Oliveira picture
    Nivia Oliveira01/07/2021Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Impossível ler Strindberg – pai do teatro moderno – sem o formato de teatro. Eu adoro, ainda mais em tempo de pandeia, me imagino ali assistindo as cenas...; Nesse livro há duas peças. A primeira, que dá nome ao livro, o trio amoroso Julia, João e Cristina nos conta como as relações amorosas podem ser perniciosas quando eivadas de interesses e que a moral não tem classe social. 😧 Achei incrível a metáfora da visão de mundo em sonhos: Julia (rica) vê de cima de um poste a impossibilidade de descer. João (pobre) vê deitado de baixo de uma árvore alta, a impossibilidade de subir. Nesse dueto, impossível de prever o final. Na segunda peça, A viagem de Pedro, o afortunado, um jovem de 15 anos que morava numa torre de igreja é induzido a sair para conhecer o mundo “para além dos bosques”. Na companhia de uma mulher, deixa sua suposta “segurança” e vai se deparar com os prazeres da vida livre, mas também com as mazelas. Como Adão e Eva, que desfrutam da árvore do conhecimento, entendem que o bem e o mal estão na palma de nossa mão. Ao se envolver com diversos tipos de situações e pessoas, Pedro percebe como “tudo tem duração tão curta, aqui fora”, o quanto nada valemos e que a natureza é muito mais bela, quando vista do alto da torre. É possível perceber o temor que o autor tinha das mulheres (“a mulher bate os homens no que toca a perfídia”) identificando como excessos a demonstração de liberdade feminina, propondo castigos para mulher que seduz um homem. E também o medo da morte que reflete suas paranoias e manias de perseguição.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 20
    • 5 estrelas15%
    • 4 estrelas45%
    • 3 estrelas30%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas5%
    Johan August Strindberg profile picture

    Johan August Strindberg

    Johan August Strindberg, pintor, escritor e dramaturgo sueco, é autor, entre outros, de O Pelicano. Figura ao lado de Henrik Ibsen, Søren Kierkegaard e Hans Christian Andersen como o maior escritor escandinavo. É um dos pais do teatro moderno. Seus trabalhos são classificados como pertencentes os movimentos literários Naturalismo e Expressionismo. As suas primeiras peças teatrais denotam influências de Ibsen e Kierkegaard e aí transparece uma personalidade amarga e torturada: O Livre Pensador (1869), Hermion (1869), O Professor Olof (1872), A Viagem de Pedro Afortunado (1882) e A Mulher do Cavaleiro Bent (1882). O fracasso do seu primeiro matrimónio com Siri von Essen (1877-1891) deu à sua obra um tom misógino, que está patente, em especial nos contos de Esposos (1884) e nos dramas de carácter naturalista Camaradas (1897), O Pai (1887) e A Menina Júlia (1888), a sua obra mais importante.

    14 Livros
    34 Seguidores
    Sodermanland, Suécia

    Johan August Strindberg