Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas19
    • Leitores807
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A solidão dos moribundos - seguido de "Envelhecer e morrer"

    Norbert Elias

    Zahar
    2001
    112 páginas
    3h 44m
    ISBN-10: 8571106169
    Português Brasileiro
    4.1
    217 avaliações
    Leram406Lendo42Querem352Relendo3Abandonos4Resenhas19
    Favoritos20Desejados352Avaliaram217

    A morte é um tabu enraizado nas sociedades ocidentais avançadas, e lidar com ela — e com os moribundos — representa dificuldades extremas para muitas pessoas. Este contundente ensaio de Elias analisa a morte e o ato de morrer e, mais importante, a reação dos vivos diante dessa realidade. Evitando o jargão filosófico, o autor aponta a grande contradição de nossa época: a morte tornou-se mais asséptica, mas a solidão dos moribundos aumentou. Os vivos não conseguem demonstrar-lhes afeto justamente quando este se faz mais necessário. Ao buscar entender o sentido da morte — e o sentimento que ela provoca — Norbert Elias enriquece a discussão dos processos civilizadores e das bases de nossa sociedade. "Envelhecer e morrer" é uma versão revista de uma conferência apresentada em um congresso médio em Bad Salzufen em outubro de 1983.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (19)Ver mais
    Marcos Ferronatto picture
    Marcos Ferronatto03/07/2021Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Sobre solidão e envelhecimento

    Esse livro trás análises e reflexões sobre as questões de seus títulos: o primeiro texto trata da solidão dos doentes e velhos por uma perspectiva histórica e sociológica, daqueles que estão para morrer: os moribundos. Já o segundo texto vem numa pegada mais filosófica sobre o envelhecimento e a morte mas sem deixar de lado a sociologia do autor. É um livro ótimo para quem quer refletir sobre o envelhecimento e a morte, ou seja, para todos que vão morrer eis algumas ponderações.

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 217
    • 5 estrelas36%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas23%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas0%
    Norbert Elias profile picture

    Norbert Elias

    Norbert Elias, um dos sociólogos de maior destaque no século XX, nasceu em Breslau em 1897 e morreu em Amsterdã em 1990. Formado pelas universidades de Breslau e Heidelberg, lecionou na Universidade de Leicester (1945-62) e foi professor visitante na Alemanha, Holanda e Gana. O reconhecimento tardio veio apenas aos 70 anos, com a publicação de <i>A sociedade de corte</i>. No Brasil, sua obra tem sido publicada com grande receptividade do público leitor: <i>Os alemães</i>; <i>Os estabelecidos e os outsiders</i>; <i>Mozart: sociologia de um gênio</i>; <i>Norbert Elias por ele mesmo</i>; <i>A peregrinação de Watteau à Ilha do Amor</i>; <i>O processo civilizador</i> (2 vols.); <i>Sobre o tempo</i>; <i>A sociedade dos indivíduos</i> e <i>A solidão dos moribundos</i>.

    17 Livros
    69 Seguidores
    Silésia, Polônia

    Norbert Elias