Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores56
    • Similares0

    Além do princípio do prazer (Para ler Freud) - Um dualismo incontornável

    Oswaldo Giacóia

    Civilização Brasileira
    2008
    103 páginas
    3h 26m
    ISBN-13: 9788520008584
    Português Brasileiro
    3.1
    10 avaliações
    Leram15Lendo3Querem38Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos0Desejados38Avaliaram10

    Além do princípio do prazer apresenta um texto que não só define, por sua originalidade, os desenvolvimentos “ulteriores” do campo psicanalítico, mas também demarca a radicalidade da psicanálise freudiana em relação a outros saberes, tais como a religião e as filosofias morais. Desde Sócrates luta-se contra a idéia de que há um impulso maligno no homem, de que ele pode orientar-se para outra direção que não a do bem. Freud tocou na questão da moralidade humana ao falar da existência da pulsão de morte, da pura destrutividade que concorre com as forças “construtivas” do aparelho psíquico. A existência desse impulso à destruição nos permitiria falar numa espécie de malignidade constitutiva do ser humano. A psicanálise foi fundada a partir da observação do bem e do mal que os homens podem causar a si mesmos. O eixo da discussão deixa de lado a metafísica, a religião e o pragmatismo para concentrar-se na questão do gozo e do sentimento de culpa. Ambos passam a ser vistos como as verdadeiras bússolas que conduzem em direção àquilo que o homem nomeia como seu bem ou seu mal. Em Além do princípio do prazer, Freud põe em xeque a própria existência do acaso e do destino como influências eterminantes no curso de uma vida. Examina de perto casos como o de uma mulher que se casa e fica viúva três vezes seguidas, aparentemente sem que tivesse nenhum papel ativo em qualquer dos episódios.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    @psi.adriana.scarpin picture
    @psi.adriana.scarpin07/11/2015Resenhou um livro
    3 (Bom)

    É um bom livro e fala com perspicácia da referida obra de Freud, mas tendo lido logo depois do livro do Birman dessa mesma coleção é uma espécie de balde de água fria em termos de destrinchamento do pensamento freudiano.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    3.1 / 10
    • 5 estrelas0%
    • 4 estrelas20%
    • 3 estrelas60%
    • 2 estrelas20%
    • 1 estrelas0%
    Oswaldo Giacóia Júnior profile picture

    Oswaldo Giacóia Júnior

    Oswaldo Giacóia Júnior é um filósofo e professor brasileiro, atualmente livre docente e professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se em Direito, no ano de 1976, pela Universidade de São Paulo, e em Filosofia, no mesmo ano, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem seu mestrado em Filosofia, em 1983 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (com tema de título "Discurso Filosófico e Discursos Científicos", sob orientação de Bento Prado Jr.), e doutorado em Filosofia, no ano de 1988 pela Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), com tema de título "Von der Kuntmetaphysik Zur Genealogie der Moral: wege stege der Kulturphilosophie Nietzsches, e orientação de Reinhart Klemens Maurer. Pós-Doutorado pela também Freie Universität Berlin 1993-1994, pela Universidade de Viena 1997-1998 e Universidade de Lecce 2005-2006. Perspicaz estudioso de Nietzsche (reconhecido internacionalmente por tal alcunha), bem como do idealismo alemão e de seus desdobramentos contemporâneos diversos, dos quais o pensamento de Michel Foucault, Hans Kelsen, Carl Schmitt, Giorgio Agamben etc.

    14 Livros
    9 Seguidores
    Paraná, Brasil

    Oswaldo Giacóia Júnior