Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas7
    • Leitores285
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Era meu esse rosto -

    Marcia Tiburi

    Record
    2012
    208 páginas
    6h 56m
    ISBN-10: 8501097403
    Português Brasileiro
    3.5
    58 avaliações
    Leram95Lendo12Querem165Relendo0Abandonos13Resenhas7
    Favoritos8Desejados165Avaliaram58

    Um romance sobre memória, herança e raízes afetivas. Neste trabalho delicado, uma gestação de treze anos, Marcia mais uma vez revela o quanto o discurso filosófico afeta e influencia sua escrita literária. Em tempos sombrios, permeados pela desilusão com idéias e projetos, inclusive o humano, ela cria um livro com intensa veia poética. Cada palavra pulsa de forma emocional, num staccato crescente até o desfecho. ERA MEU ESSE ROSTO nasceu de uma história real que a autora ouviu quando menina. E, ao contrário do que acontece em O manto, Magnólia e A mulher de costas, a voz narrativa, aqui, é masculina. Com sua máquina fotográfica, o narrador, sem rosto e sem nome, quer registrar a peregrinação pela turística V, na Itália. Mas por que? Atrás da história da própria família, ele vaga, tentando retornar ao início mítico de todas suas andanças. De todos os dramas familiares. Na narrativa da infância, recupera-se uma mitologia familiar de grande delicadeza, onde o avô filósofo é a figura central. Haverá, entretanto, a expulsão do paraíso. Do mundo angelical surge o mundo da condenação. A vida é uma fita esticada pronta a ser cortada pela tesoura de um Deus que não se oculta. Daí, segue um inventário de perdas: a morte do tio, da avó e do avô. A vida fraturada pelas primeiras experiências da morte. Marcia faz, ainda, um trabalho de invenção com a língua, com o estilo, para reconstruir nos labirintos da linguagem um mosaico familiar. Há, também, a aguda busca de uma galeria de imagens para retratar as ruminações filosóficas do narrador. ERA MEU ESSE ROSTO é um romance enigmático, tocante, cheio de afeto e reflexão. A trajetória do narrador em busca de suas origens é também a trajetória de todos nós na busca da ideia de família.

    Resenhas (7)Ver mais
    Cristiano Almeida de Souza picture
    Cristiano Almeida de Souza07/07/2012Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    "Também" era meu esse rosto...

    Era meu esse rosto, foi um profundo emergir às coisas que erroneamente acreditamos tê-las deixado para trás. Desde seu início, fui tragado por ele, era como adentrar num universo paralelo, cheio de imagens, símbolos daquilo que podemos chamar de vida. Por vezes, consegui sentir o cheiro de minha infância, e aquele ligeiro incomodo no peito que alguns nomeiam “angústia”. Mas, como passar por frases como esta: “Para ir a qualquer lugar sei que sempre terei de passar por aqui” sem sentir os olhos lacrimejarem?

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 58
    • 5 estrelas26%
    • 4 estrelas22%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas21%
    • 1 estrelas3%
    Márcia Angelita Tiburi profile picture

    Márcia Angelita Tiburi

    Artista plástica, professora de filosofia e escritora brasileira. Graduada em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), e em artes plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996); mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética e filosofia do conhecimento. Publicou livros de filosofia, entre eles a antologia As Mulheres e a Filosofia e O Corpo Torturado, além de Uma outra história da razão. Pela editora Escritos publicou, em co-autoria, Diálogo sobre o Corpo, em 2004, e individualmente Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita. Em 2005 publicou Metamorfoses do Conceito e o primeiro romance da série Trilogia Íntima, Magnólia, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006. No mesmo ano lançou o segundo volume A Mulher de Costas. Escreve também para jornais e revistas especializados assim como para a grande imprensa. É conferencista e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Márcia Tiburi também se apresentava, semanalmente, no programa de televisão Saia Justa, do canal por assinatura GNT.

    39 Livros
    187 Seguidores
    Rio Grande do Sul, Brasil

    Márcia Angelita Tiburi