LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:
http://www.segredosemlivros.com/2013/05/resenha-visoes-noturnas-mauricio.html
Resenha: Do que você tem medo? Em “Visões noturnas” o autor explora vários sentimentos obscuros e que podem integrar os maiores medos de uma pessoa. Muitos dizem que, assim como eu, adoram assistir a um bom filme de terror, porque com certeza prendem muito mais a atenção. Nos livros, esse gênero quando é abordado, acontece a mesma coisa, pois é impossível não intensificar a leitura até saber o desfecho da trama, já que é um assunto super interessante, adorado e hipnotizante. O enredo nos apresenta contos assustadores e ao mesmo tempo fascinantes. Tem como explicar isso? Nos deparamos com situações onde o medo é o principal vilão da história e sempre está relacionado ao terror, diante das formas mais estranhas. E sim, isso fascina e nos marca de um jeito inevitável. Posso dizer, que Maurício Caldeira conseguiu chegar ao seu objetivo, pelo menos comigo: me assustei em suas histórias e me perdi em sua narrativa.
“Mas, afinal, por que eu gosto de terror? Talvez porque o terror hipnotize. Porque impregna a alma. E o terror alcança o subconsciente em níveis em que as pessoas nem imaginam que poderiam existir. Mas, talvez, o principal motivo seja o mais simples de todos: o terror assusta. Causa medo.” Pg.15
E para comprovar o que estou dizendo, o livro já inicia repleto de mistérios e muito suspense. Sabe aquele caso que envolve uma aposta em uma cena bem macabra, tipo um cemitério? Esta é a situação. E Maurício Caldeira consegue retratar os fatos de uma maneira tão verídica, que assusta mesmo. E para mim, o conto “Royal Street Flash” foi um dos mais intrigantes, enquanto outros contos apresentaram emoções mais tocantes e intensas. Auriel é um conto que retrata o relacionamento de um homem com sua esposa e outros problemas em sua vida pessoal e profissional. O desfecho é tocante e surpreendente. Outro conto que me chamou bastante atenção foi “O Centenário” e deixou aquela sensação de reflexão: o quanto as pessoas são capazes de fazer para chegarem aos seus objetivos?
“O cenário estava montado. Dinheiro escondido no fundo de um cemitério. Uma pessoa entrando à meia noite no cemitério para buscar esse dinheiro. Outros três indo logo atrás para assustá-lo, para ganhar cem reais cada um. Era uma ideia de malucos. E, claro, não podia dar certo...” Pg.34
Todos os contos se passam em uma cidade chamada Monserrat, e olha que por tantos acontecimentos, esse local realmente aparenta ser bem mais macabra. “Visões noturnas” nos deixa com sentimentos de angústia, revolta, ansiedade e principalmente medo. O autor conseguiu elaborar histórias muito bem feitas e práticas, conseguindo ganhar totalmente a atenção do leitor, de um modo dinâmico e inovador.
“Eu não estava sonhando. É perfeitamente possível saber quando alguma coisa foi um sonho. E aquilo, definitivamente, não havia sido nenhum sonho. Tudo acontecera,ali, na minha frente.” Pg.243
Para os fãs do gênero de terror esse é um livro mais que recomendado. Você teria coragem de se aventurar nestas histórias?
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:
http://www.segredosemlivros.com/2013/05/resenha-visoes-noturnas-mauricio.html