Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores7
    • Similares0

    De Abraços & Cheiros -

    Angela Ramalho

    Scortecci
    2012
    76 páginas
    2h 32m
    ISBN-13: 9788536627274
    Português Brasileiro
    4
    5 avaliações
    Leram6Lendo0Querem1Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos0Desejados1Avaliaram5

    As crônicas de Ângela Ramalho são conversas bem humoradas, divertidas, que se leem com prazer. Em poucas horas, como parece ser o seu objetivo, - nesses tempos de tecnologia intempestiva - para facilitar, ir ao encontro dos jovens da geração PC, que não têm paciência para ler coisas longas. Mas que também vão satisfazer a leitores outros Ela se sai bem neste desvelar-se, escolhendo um gênero que só aparentemente é fácil, porém dotado de certas armadilhas. A crônica tem suas leis, não deve ser muito profunda, ou prolixa, porque corre o perigo de resvalar para o ensaio, ou não encontrar leitores; se superficial demais não desperta interesse ou confunde-se com nota social vazia, gratuita. Tem que dizer muito com poucas palavras, sobretudo, não pode pesar. E ela é bem sucedida, circulando com naturalidade, borboleteando sobre os assuntos, muitos, de que se ocupa: seu status de pessoa integrada, o trabalho, os grandes temas da vida, o amor, as perdas, uma leve filosofia. O momento de poesia fica disseminado em várias páginas, inverno- é um deles. E há muitos nesse texto. Vez em quando carrega o cenho e usa de muita seriedade, compondo verdadeiras obras primas, crônicas perfeitas, irrepreensíveis: de abraços e cheiros, é um exemplo disto, para além da eternidade- deveria ser utilizado como bandeira de alerta. É uma advertência para aqueles que não se dão conta de que o destino não espera tudo está marcado para acontecer, e necessita-se aproveitar o instante para se dizer a uma pessoa que a ama. Não deixar para amanhã. É preciso passar a experiência adiante: em estado de graça e entre tantos ais- são bons exemplos dessa solidariedade humana, indicando as falhas do caminhar para quem vem logo atrás. De um modo geral a marca desse conversar consigo mesma é a extrema leveza. Que não nos permite largar o livro enquanto não se chega à última página. Como uma obra de ficção. Como um romance bonito que vai nos legar algum sentimento de pertença àquele universo amável. Rejane Machado (professora, escritora e crítica literária).

    Resenhas (2)Ver mais
    loucoporleitura picture
    loucoporleitura18/04/2013Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    De abraços & Cheiros.

    Dizem que não somos nós que escolhemos um livro, e sim ele que nos escolhe, esse claramente me escolheu. Ganhei-o numa promoção do face da autora. E foi uma leitura super gostosa, que como diz o livro , vai mexer com todos os seus sentidos, a começar pela visão, com uma linda capa. Ao fim da leitura do livro, temos a impressão de sermos amigos íntimos da autora, parece que a leitura foi na verdade um bate papo em uma roda de amigos. A crônica é um estilo próprio de escrita, são histórias (nem sempre dá para saber se é real ou ficção, e isso a faz ser mais interessante), não muito curtas nem longas que façam perder o interesse pela leitura. Algumas dessas histórias, tem funções puramente de nos divertir, outras são divertidas, mas com um cunho social, uma reclamação ou um protesto , e o melhor de tudo, no livro, todas são super atuais , com assuntos em pauta no momento( não deu tempo de uma crônica sobre o preço do tomate). Algumas merecem destaque, me chamaram mais a atenção, vamos citar alguma delas. *CARTA DE UMA BRASILEIRA ( OU HINO DA INDEPENDÊNCIA COMENTADO) - Onde a autora com trechos do hino da independência, faz uma crítica a sociedade atual. *CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE, SERÁ ???- De uma forma irreverente é feito um análise do português em tempos de internet e redes sociais. *DIRETO DO CÉU-De uma maneira poética a autora liga Deus a inspiração de escrever. *FÉ DEMAIS & FÉ DE MENOS- Onde a fé é contraposta a crença em cartomantes. *PARA ALÉM DA ETERNIDADE- Uma homenagem póstuma e emocionante a seu pai. E uma outra que me chamou a atenção pela criatividade. É que a autora participa de um blog(tecendo letras), onde é dado um tema e a crônica é feita em cima do tema: *O VASO DO SENHOR NÉ- O tema era "leitura no vaso", o 1° tipo de história que vem a cabeça é de alguém sentado no vaso (sanitário), colocando a leitura em dia, mas não, a autora fala de uma história de amor e uma mensagem deixada num vaso antigo. Leitura super agradável e gostosa, como se diz por aí, dá pra ler numa sentada, e vale a pena ler. Confiram essa e outras resenhas em: www.loucoporleitura.com.br

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 5
    • 5 estrelas20%
    • 4 estrelas60%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Angela Regina Ramalho Xavier profile picture

    Angela Regina Ramalho Xavier

    Angela Regina Ramalho Xavier escreve desde a adolescência, mas suas publicações literárias iniciaram em 2007 no Jornal Letras Santiaguenses (Santiago-RS). De forma independente, publicou três livros solo: dois no gênero poesia e um de crônicas e contos. Em Antologias sua participação ultrapassa a marca de 30 publicações. Frequentadora assídua das bienais e feiras literárias, dois de seus livros foram lançados na 21ª e 22ª Bienal Internacional do livro de São Paulo. Seu primeiro livro foi indicado para leitura pelo apresentador Fausto Silva no quadro “Vitrine do Faustão”, em seu programa dominical na Rede Globo de Televisão. Seus livros encontram-se à venda no catálogo virtual das livrarias Cultura e Martins Fontes. No exterior, seus trabalhos foram expostos e/ou divulgados nos principais eventos literários internacionais (Feira de Frankfurt, Feiria Del Libro de Buenos Aires e Expobook em Nova Iorque). A Revista Eletrônica “Varal do Brasil”, editada em Genebra na Suíça frequentemente traz em suas edições textos da autora. Paranaense de Maringá, região noroeste do estado, Angela tem participação ativa nos eventos e iniciativas culturais de sua cidade, notadamente nos Mutirões Culturais e na Semana Literária do SESC, onde em 2012 coordenou Oficinas Literárias destinadas a crianças e adolescentes das escolas públicas. Premiada em cinco concursos nacionais: 1. Menção Honrosa no 6º Causos do ECA (São Paulo-2010); 2. Troféu e outorga de diploma no Prêmio Literarte de Cultura (Curitiba-2012); 3. Prêmio Sarau Brasil Novos Poetas (Paraíba-2012); 4. Concurso Nacional “Meu Brasil Brasileiro” (Rio de Janeiro-2012); 5. Menção Honrosa no XXXI Concurso Literário da Universidade de Sorocaba (São Paulo-2012). No início deste ano foi agraciada pela CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores (Rio de Janeiro–2013) com duas Estrelas de Ouro, por atingir a marca de mais de cem mil leituras nas antologias online organizadas por aquela casa, que tem como um de seus principais objetivos revelar novos talentos da literatura contemporânea nacional. Angela Ramalho é associada da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras e ocupa a Cadeira nº 27 na ANLPPB – Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

    4 Livros
    3 Seguidores
    PR, Brasil

    Angela Regina Ramalho Xavier