Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores36
    • Similares0

    Esperanças -

    Paolo Rossi

    Editora Unesp
    2013
    114 páginas
    3h 48m
    ISBN-13: 9788539304646
    Português Brasileiro
    3.4
    14 avaliações
    Leram20Lendo3Querem12Relendo1Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados12Avaliaram14

    Nesta pequena obra Paolo Rossi convida o leitor a refletir sobre esperança, sentimento que parece acompanhar o ser humano desde os primórdios, assumindo diferentes facetas ao longo dos tempos. Após discorrer criticamente sobre os diversos conceitos de esperança, abordando inclusive a desesperança, ele sugere que se cultive apenas esperanças “sensatas”. Para o filósofo, o mundo é por natureza desigual e por isso estaria eternamente sujeito a conflitos, o que torna a “Grande Esperança” uma simples e ingênua quimera. Mas esse mesmo mundo vem promovendo conquistas inquestionáveis e de forma acelerada para um número cada vez maior de pessoas, ambiente que desmonta igualmente as previsões apocalípticas. No primeiro dos três capítulos da obra, “Sem esperanças”, Rossi faz um rico apanhado da literatura apocalítptica e catastrófica. Questiona os intelectuais “masoquistas” e a autocondenação do Ocidente – que, acredita, embute um sentimento de superioridade, mais do que de remissão. E dedica algumas páginas, inclusive, ao catastrofismo do momento, o aquecimento global, defendendo, de maneira muito bem fundamentada, que, embora seja incontestável, não há provas de que o fenômeno decorre da atividade humana. No segundo capítulo, “Esperanças desmedidas”, o filósofo fala sobre o apego a um tipo oposto de expectativa quanto ao futuro. Ele questiona os paraísos imaginários, o mito do homem novo, a recente ideologia do transhumanismo, as ideologias – que a seu modo também prometem uma espécie de éden. Enfim, questiona a “Grande Esperança”. O terceiro capítulo é dedicado à defesa da adesão às “esperanças sensatas”. Esta seria a medida possível de esperança, diante da inevitabilidade das contendas num mundo povoado por diferenças. Em tal ambiente, o filósofo propõe que se busque estabelecer “pazes”, em vez de almejar por uma questionável paz universal e perene. Contrapondo-se aos catastróficos, místicos e “xamãs fantasiados de filósofos”, ele lembra as virtuosas conquistas da época contemporânea que, embora não alcancem “todos” os seres humanos, vêm se expandindo rapidamente, assim como o regime político sob o qual se desenvolvem – a democracia.

    Resenhas (1)Ver mais
    Luiz Adriano Borges picture
    Luiz Adriano Borges11/10/2019Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Esperanças seculares

    Um livro que trata de utopias. Ainda que com poucas notas, a erudição de décadas de estudo está presente no "Esperanças", do historiador e filósofo italiano Paolo Rossi. E, apesar de citar Bento XVI, apontando que vivemos em um mundo imperfeito, a visão naturalista e materialista se sobressai. Excelente crítica que já transparecem nos títulos de subcapítulos como "intelectuais e masoquismo" (a nossa síndrome de cachorro vira-lata), "sair do ocidente", onde Rossi comenta sobre os intelectuais que em suas confortáveis cadeiras ocidentais criticam o ocidente de maneira mais emocional que crítica entre outros. O interessante é que o autor aponta os desenvolvimentos tecnológicos atuais e como a visão do futuro por muitos pensadores tropeça em problemas banais, de limitação de visão e de falta de compreensão de como a ciência se desenvolve. É uma leitura breve, mas que traz muitas reflexões. Estamos lendo o culminar de uma vida de estudos e fazer isso em poucas páginas é hercúleo. Até por isso, sentimos falta de aprofundamento e parece que os assuntos ficam "pendentes". Ainda assim, uma excelente leitura.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 14
    • 5 estrelas21%
    • 4 estrelas7%
    • 3 estrelas64%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas0%
    Paolo Rossi Monti profile picture

    Paolo Rossi Monti

    Paolo Rossi foi um importante filósofo e historiador da filosofia italiano do século XX. Foi conhecido, sobretudo, por seus trabalhos sobre Francis Bacon e história da ciência.

    11 Livros
    6 Seguidores
    Marche, Itália

    Paolo Rossi Monti