Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores107
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Xingu - Os índios, seu mitos

    Cláudio Villas-Bôas, Orlando Villas-Bôas

    Jorge Zahar
    1970
    211 páginas
    7h 2m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    3.9
    28 avaliações
    Leram49Lendo5Querem52Relendo0Abandonos1Resenhas3
    Favoritos3Desejados52Avaliaram28

    Os irmãos Villas Boas, após 25 anos em convívio diário com os índios que habitam o Parque Nacional do Xingu, desvendam detalhes outrora desconhecidos das tribos e de seus respectivos mitos. Nessa expedição, que abriu o Brasil Central a colonização, atravessaram as terras tribais dos Xavantes (à época não pacificados) e foram sair do outro lado nas margens do rio Kuluene.

    Resenhas (3)Ver mais
    Maria Alves Garcia picture
    Maria Alves Garcia23/07/2009Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Um bom livro principalmente para destoar da idéia equivocada de que as tribos indígenas possuem os mesmos costumes e cultura. Os irmãos Villas Boas descrevem cada tribo em estudo minuciosamente e sem poupar detalhes importantes de suas histórias e seus caminhos até se fixarem à margem do Rio Xingu.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 28
    • 5 estrelas36%
    • 4 estrelas25%
    • 3 estrelas32%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas0%
    Cláudio Villas-Bôas profile picture

    Cláudio Villas-Bôas

    Cláudio Villas-Bôas, junto com seus irmãos Orlando e Leonardo, projetou-se na política indigenista brasileira. Cláudio, Orlando e Leonardo, os irmãos Villas-Bôas, foram os seguidores do ideal de defesa ao índio de marechal Cândido Rondon. Orlando Villas Bôas nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em 1914. Claudio Villas Bôas nasceu em Botucatu (SP), em 1916. Exploradores, sertanistas e sobretudo amigos dos índios, junto com Leonardo (1918-61), o irmão mais novo, chefiaram a Expedição Roncador-Xingu (1943-49), que desbravou boa parte da Amazônia meridional e estabeleceu contato com diversas nações isoladas. Reconhecidos mundialmente por seu trabalho pioneiro no Parque Nacional do Xingu, que ajudaram a criar em 1961, os irmãos Villas Bôas tornaram-se ícones do movimento ecológico e da defesa da cultura e dos direitos dos povos indígenas. Claudio faleceu em 1998 e Orlando quatro anos depois, ambos em São Paulo.

    5 Livros
    2 Seguidores
    São Paulo , Brasil

    Cláudio Villas-Bôas