Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores49
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Nem Marx Nem Jesus -

    Jean-François Revel

    Artenova
    1973
    241 páginas
    8h 2m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    3.3
    5 avaliações
    Leram12Lendo3Querem33Relendo1Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados33Avaliaram5

    Nem todas as revoluções se fazem através de lutas armadas ou de golpes militares. Nem todas as revoluções se fazem tendo como base uma ideologia ou um líder. Nem todas as revoluções pugnam pela igualdade de sexos, idades e raças, pela igualdade econômica e educacional, pela liberdade individual e cultural sem qualquer censura moral. Jean-François Revel defende, em Nem Marx Nem Jesus, a tese de que está a nascer nos Estados Unidos a verdadeira revolução cultural, uma revolução diferente. Por alguma razão, se radicalizaram posições dos jovens perante o conservadorismo de direita e de esquerda e se agruparam em movimentos de libertação. Por isso se dá o Woodstock, por isso aparece o Women's Lib, por isso se expande o movimento hippie, nasce o movimento ecológico, luta-se pelo livre acesso às universidades, se constata o caráter nulo da "autoridade de Estado" e se recusa qualquer relação autoritária sobre a qual repousa toda a sociedade hierarquizada pela força e pelo arbítrio.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Wagner Paulin picture
    Wagner Paulin06/10/2019Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    NEM MARX NEM JESUS

    (...) Por vezes, chega-se até a dizer que existem nos Estados Unidos três "nações" : a negra, a "woodstock" e a Wallace. A primeira define-se por sí mesma; a segunda deve o seu nome à enorme concentração político-musical de que tanto se falou e que o filme Woodstock fixou para a história e ela inclui hippies e "radicais"; a terceira, encarnada pelo sulista Wallace, é formada pela "classe média inferior branca", simbolizada pelos hard hats (chapéus duros), designação proveniente dos capacetes utilizados pelos operários da construção civil. Cada uma dessas "nações" tem a sua imagem , a sua arte e os seus costumes, e também as suas milicias combatentes: PANTERAS NEGRAS para a primeira, WEATHERMEN para a segunda, KU-KLUX-KLAN e associações cívicas diversas para a terceira (...) in: REVEL, Jean-François. Nem Marx Nem Jesus.Rio de Janeiro: Arte Nova, 1973. pg 155.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.3 / 5
    • 5 estrelas40%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas20%
    • 1 estrelas20%
    Jean-François Revel profile picture

    Jean-François Revel

    Durante muito tempo Revel, na França, foi a primeira figura de um tipo de intelectual de que aquele país veio sendo consistentemente fecundo, ao longo dos últimos séculos. Com contribuições e análises de altíssimo nível nos estudos da filosofia, política e história humana e da organização e do funcionamento da sociedade de um modo geral.

    8 Livros
    7 Seguidores
    Provença, França

    Jean-François Revel